From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

 Coiab participa do Encontro das Associações Indígenas do Alto Rio Madeira, no Sul do Amazonas

05/06/2024

Fonte: Coiab - https://coiab.org.br



No período de 2 a 4 de junho, na Paranã Pukahü, no Sul do Amazonas, ocorreu o Encontro das Associações Indígenas do Alto Rio Madeira, organizado pela Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira (Opiam). O evento contou com a participação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), representada pela coordenadora-secretária, Marciely Ayap Tupari, bem como da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), representada pela coordenadora Mariazinha Baré, setores do governo local, estadual e nacional, além da gerência de monitoramento e da assessoria jurídica da Coiab. Também participaram representantes do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Kanindé.

Durante o encontro, houve uma apresentação do contexto atual do movimento indígena, seguida por um diálogo com os representantes governamentais à tarde. Nos demais dias, o foco foi o protocolo de consulta elaborado pela Opiam em parceria com o IEB. No evento, a Coiab e a Apiam contribuíram com orientações para divulgação e ajustes levando em conta a realidade de cada povo, visando garantir a participação ampla e responsável das organizações e povos indígenas que fazem parte da área de atuação da Opiam.

Além disso, foram debatidos os desafios enfrentados pelos povos indígenas, especialmente em relação aos empreendimentos na região, como a rodovia BR-319. A Opiam liderou as articulações para a construção de um Plano Coletivo de Consulta junto às associações indígenas do Alto Madeira. O evento também marcou o lançamento e a entrega dos protocolos de consulta dos povos Kagwahiva.

Texto e foto: Anderson Arapaço

https://coiab.org.br/coiab-participa-do-encontro-das-associacoes-indigenas-do-alto-rio-madeira-no-sul-do-amazonas/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.