From Indigenous Peoples in Brazil

News

Líder de retomada indígena em Brumadinho, cacique Merong aparece morto

05/03/2024

Autor: Mariana Andrade

Fonte: Metrópoles - https://www.metropoles.com



O cacique Merong Kamakã Mongoió, líder em Brumadinho, foi encontrado morto na manhã dessa segunda (4/3). PM diz que trata-se de suicídio

Conhecido como líder da retomada Kamakã Mongoió em Casa Branca, Brumadinho (MG), o cacique Merong Kamakã Mongoió foi encontrado morto na manhã dessa segunda (4/3). A Polícia Militar diz que o caso trata-se de um suicídio.

O corpo do cacique deve chegar e ser sepultado na manhã desta quarta-feira (6/3).

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou que, ainda na aldeia, a perícia oficial realizou os primeiros levantamentos para a investigação. O corpo do cacique passou por exame de necropsia e foi liberado à família.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disse que mantém diálogo com a Polícia Federal (PF) "a fim de elucidar os fatos" do incidente.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lamentou a morte de Merong e prestou solidariedade para a família e amigos.

Natural de Contagem (MG), o líder indígena se mudou para a Bahia na infância. "Para o cacique, a terra significava vida e espiritualidade, razão para defendê-la ao máximo e em qualquer circunstância", disse a Funai em nota.

"Quando criança, a vida era mais difícil porque não vendia o artesanato para subsistência, e também não tínhamos programas de apoio dos governos, o que pesava para uma família de seis irmãos", escreveu o Museu do Índio.

Atuação do cacique Merong em Brumadinho
De acordo com descrição da Funai, o cacique estava à frente da Retomada Kamakã Mongoió no Vale do Córrego de Areias, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Atuação do cacique Merong em Brumadinho
De acordo com descrição da Funai, o cacique estava à frente da Retomada Kamakã Mongoió no Vale do Córrego de Areias, na região metropolitana de Belo Horizonte.

https://www.metropoles.com/brasil/lider-de-retomada-indigena-em-brumadinho-cacique-merong-aparece-morto
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source