From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Pajé da Onça Pintada ressalta a cultura de Tabatinga com a volta do VIII Festisol

16/09/2022

Fonte: Rádio EBC - radios.ebc.com.br



Uma das maiores manifestações culturais do Alto Solimões vai ser realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2022.

Cultura Ativa
No AR em 16/09/2022 - 06:42

Para Jardel Costa, item pajé da Onça Pintada a cultura do município de Tabatinga é vista por muitos críticos como a diferenciada no Alto Solimões, diferentemente de Parintins, Fonte e Benjamim Constant que celebram o Boi Bumbá, o FESTISOL, Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões tem como o tema central as Onças Preta e Pintada, uma manifestação cultural que ressalta principalmente os povos indígenas Tikuna e Omáguas.

Pela agremiação Folclórica Onça Pintada, Jardel Costa, item Pajé em entrevista à Rádio Nacional do Alto Solimões, no Cultura Ativa falou também da expectativa do retorno do evento.

Jardel informou que já faz mais de 30 anos que defende o item como pajé, desde o extinto festival folclórico dos Bumbás de Tabatinga.

O artista se emocionou ao lembrar do momento mais marcante em suas apresentações na arena, e disse que não importa qual das agremiações vença, e quem ganha com tudo isso é a população de Tabatinga.

O FESTISOL é o encontro dos povos onde ocorre o duelo das onças Preta e pinta. A onça preta defende as cores Azul e Branco que representa a etnia Ticuna, e a onça pintada vem nas cores vermelho e branco representando os indígenas Omáguas

O VIII FESTISOL acontece depois de dois anos parado por conta da pandemia da covid-19.

Uma das maiores manifestações culturais do Alto Solimões vai ser realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2022.


https://radios.ebc.com.br/cultura-ativa/2022/09/paje-da-onca-pintada-ressalta-cultura-de-tabatinga-com-volta-do-viii-festisol
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source