From Indigenous Peoples in Brazil

News

Território quilombola no Maranhão é invadido

13/09/2021

Autor: Glaucio Ericeira

Fonte: G7 - https://g7ma.com/



As terras de quilombos passaram a alvos de grileiros no Maranhão

Dez homens armados invadiram o território quilombola Tanque da Rodagem e São João, no sábado (11) no período da noite, no município de Matões, no Leste Maranhense, distante 460 km de São Luís. Agropecuários estão cometendo crimes dessa natureza e a justiça fica em silêncio.

A comunidade, que estava em vigília, resistiu. Quilombolas impediram que os jagunços, contratados por dois plantadores de soja oriundos do Paraná, e que ameaçam a vida tradicional, não se apropriassem novamente dos tratores, que ao longo do dia desmataram imensas áreas do cerrado. No local, os quilombolas plantam para manterem o bem viver.

É uma tragédia anunciada o que acontece em Tanque da Rodagem. Desde as primeiras horas do sábado (11/09) , a Comissão Pastoral da Terra no Maranhão, que acompanha a situação da comunidade, denunciou às autoridades policiais a invasão e o desmatamento no território pelos jagunços, sem nenhuma Ordem Judicial. A vegetação nativa, com árvores protegidas e espécies frutíferas que servem ao sustento do território, foram destruídas ao longo do dia com o uso do correntão da soja.

As denúncias sobre essa invasão foram amplamente veiculadas nas redes sociais dos movimentos em Defesa do Cerrado e por emissoras tradicionais de televisão no Maranhão. Os quilombolas fecharam a MA 262 em protesto a situação. O advogado da CPT, Rafael Silva, alertou que é "preciso que as instituições do Estado do Maranhão ajam para a proteção da comunidade Tanque da Rodagem contra inclusive crimes ambientais e outros tipos de crime que se configuram por lá", denunciou.

Para Sebastião Ferreira, que há mais de 46 anos mora na região, é uma situação absurda. "As pessoas chegam de fora, dizendo que são donas sem nenhum respeito a nossa história e ao nosso modo de vida. É daqui, há quatro décadas, que tiro o sustento da minha família", afirmou.

Mesmo assim, a noite trouxe ainda mais ameaças e violências. As notícias que o amanhecer do dia traz é que tanto a comunidade quilombola como os jagunços continuam no território Tanque da Rodagem e São João e a interdição continua da MA 262. No território vivem mais de 50 famílias, desde 2013 elas aguardam a regularização fundiária do território quilombola pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

https://g7ma.com/territorio-quilombola-no-maranhao-e-invadido/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source