From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mostra virtual exibe conhecimentos indígenas sobre astronomia

08/09/2021

Autor: Ricardo Isídio

Fonte: TecMundo - https://www.tecmundo.com.br/



O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), com o apoio do Museu do Índio, lançou uma exposição virtual composta por desenhos de crianças e adolescentes indígenas de idade entre 5 e 15 anos. Com o nome "Os céus dos povos originários", a mostra tem como objetivo contemplar as diferentes visões sobre o espaço e sobre a diversidade entre os grupos espalhados no país - ao destacar a variedade do conhecimento de astronomia e da relação dos indivíduos com a natureza.

As 30 obras foram feitas por membros de 12 povos indígenas, situados em 9 estados brasileiros: Fulni-ô (Pernambuco), Guarani-Kaiowá (Mato Grosso do Sul), Guarani-Mbya (São Paulo), Guarani-Nhandeva (Rio de Janeiro), Kariri (São Paulo e Ceará), Manoki e Timbira (Mato Grosso), Pitaguary (Ceará), Puri da Mantiqueira (Rio de Janeiro), Tabajara Tapuio Itamaraty (Piauí), Tingui-Botó (Alagoas) e Tupiniquim (Espírito Santo). As imagens e suas histórias estão disponíveis no site do MAST.

"[Os desenhos] ensinam que a relação entre os povos indígenas e o céu é quase tão variada quanto a própria diversidade de etnias indígenas no país. [As imagens] ressaltam as particularidades entre elas, evitando a ideia estereotipada de 'índio' como um grupo único e homogêneo", diz o comunicado que apresenta a exposição.

As produções artísticas "incluem representações de céu com muita presença do azul, mas que a transcendem nos verdes das árvores, no marrom da terra e das montanhas, e nas múltiplas cores e curvas de rios. Outros são coloridos pelo fundo monocromático de cartolinas e papel craft, mas repletos de significados. Os céus raramente são vistos de maneira isolada, e estão sempre em relação com o modo de vida específico de cada povo".

Vale apontar que a proposta do projeto valoriza o conceito de "astronomia cultural" (também conhecido como etnoastronomia), classificação que defende a ideia de que cada cultura possui um olhar único sobre o ambiente. Esses diferentes saberes expressam, através de suas construções e arte, como os objetos celestes integram suas visões de mundo.

"Ao olhar as imagens, percebemos que, para essas crianças, todos os elementos que permeiam o mundo estão relacionados: sem terras, não há céus. E, para que esses mundos coloridos e diversos continuem existindo, é fundamental que esses povos sejam reconhecidos e tenham seus direitos respeitados", destacou o MAST. Os realizadores esperam ampliar a exposição no futuro, com a participação de outros povos indígenas - em especial os que vivem nas regiões Norte e Sul.

MOSTRA VIRTUAL "OS CÉUS DOS POVOS ORIGINÁRIOS

Disponível gratuitamente em mast.br/ceus-originarios/



Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/224509-mostra-virtual-exibe-conhecimentos-indigenas-astronomia.htm
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source