From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MPF pede que governo seja impedido de realizar concessão do Jalapão até que comunidades tradicionais sejam consultadas

20/08/2021

Fonte: G1- https://g1.globo.com/



A região tem sete comunidades quilombolas reconhecidas que podem ter os meios de subsistência afetados pelo projeto. Única audiência pública realizada sobre o caso teve bate-boca e secretário chamando manifestantes de 'Talibãs'.

O Ministério Público Federal do Tocantins (MPF-TO) pediu que a Justiça Federal obrigue o governo do estado e a Assembleia Legislativa a paralisar a votação do projeto para conceder o Jalapão e outros parques estaduais para a iniciativa privada. O pedido foi apresentado nesta sexta-feira (20) pelo procurador da República Álvaro Manzano. O MPF quer que as comunidades tradicionais que vivem na área sejam ouvidas antes da votação.

A ação ainda não foi analisada e está na 1ª Vara da Justiça Federal em Palmas.

Apenas no Jalapão, há sete comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares. Os próprios moradores têm reclamado da falta de diálogo e também de pouca clareza no projeto. A questão foi reforçada pelo MPF no pedido, já que a proposta do governo não indica quanto tempo a concessão vai durar ou quais as obrigações das empresas a serem contratadas.

A única audiência pública realizada na AL sobre o tema terminou com um bate-boca entre o secretário da indústria, Tom Lyra, e manifestantes. Durante o discurso, o secretário se exaltou e chegou a chamar os moradores da 'Talibãs' ao ter a fala interrompida. Após o tumulto, lideranças quilombolas disseram ter saída da sessão com tantas dúvidas quanto entraram. (assista ao vídeo abaixo)

O Governo do Tocantins informou que ainda não foi notificado da referida ação. No entanto, destacou que a própria legislação que trata sobre as concessões prevê a realização de consultas públicas e de audiências públicas com a participação da população e dos órgãos de controle. Esse trâmite irá ocorrer, segundo o governo, naturalmente obedecendo as determinações da lei e só depois será realizada ou não a concessão dos serviços dos parques.

A Assembleia Legislativa disse que ainda não há previsão para a votação do projeto em plenário. Que neste momento ele é analisado nas comissões e que ainda deve passar por mais discussões antes de qualquer votação.

O MPF quer que projeto só volte para a analise dos deputados após um "processo de consulta prévia, livre e informada com as comunidades tradicionais afetadas". O pedido é que seja determinada multa diária de valor não inferior a R$ 50 mil em caso de descumprimento. O projeto deve voltará ser discutido na sessão marcada para a terça-feira (31).

Na audiência pública da quinta-feira, o secretário de parcerias e investimentos, Claudinei Quaresmin, disse que estudos ainda estão sendo feitos pelo BNDES. Ele afirma que o projeto pode gerar investimentos e empregos na região.


https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/08/20/mpf-pede-que-governo-seja-impedido-de-realizar-concessao-do-jalapao-ate-que-comunidades-tradicionais-sejam-consultadas.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source