From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Professor indígena sai de aldeia para fazer depósito bancário em MT e desaparece

23/01/2018

Fonte: G1 g1.globo.com



Um professor indígena da etnia Tapirapé está desaparecido desde quinta-feira (17), em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. Daniel Kabixana, de 38 anos, saiu da Aldeia Urubu Branco, onde mora com a família, para fazer um depósito no banco, localizado na cidade, segundo a mulher dele, Fabiola Maremoyo. A previsão era que retornasse no mesmo dia, o que não aconteceu.

Ele entrou em contato com a mulher dele, pela última vez, na quinta-feira. Depois disso, a família não conseguiu mais falar com ele.

Fabiola disse que o marido avisou que estava em Confresa e que já iria voltar para casa.

"Ele ligou à noite, por volta de 19h. Eu estava em Goiânia e ele deveria voltar para a Aldeia Urubu Branco, onde vivemos, mas desde então não sei mais o que aconteceu", disse.

Antes de desaparecer, Daniel disse à mulher que estava assistindo a um jogo de futebol, na cidade.

O indígena trabalhava como professor de matemática na Aldeia Hawalorá, localizada em Santa Terezinha, a 1.329 km da capital, na mesma região do Baixo Araguaia.

"Acho que ele estava bêbado, mas não temos como saber o que aconteceu. Ele não falou que iria para algum lugar. Disse que estava voltando para a aldeia", lembrou.

Fabiola pediu que uma prima dela rastreasse a localização do celular de Daniel. De acordo com ela, o aparelho está em Goiânia.

"Não sei como foi parar lá [em Goiânia]. O delegado me falou que talvez ele tenha sido assaltado e os ladrões levado o celular dele", contou.

O cunhado de Daniel, Demilson Ferraz, informou que a família procurou a polícia para registrar boletim de ocorrência. De acordo com ele, buscas estão sendo realizadas, mas ainda não há pistas da localização dele.



https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/professor-indigena-sai-de-aldeia-para-fazer-deposito-bancario-em-mt-e-desaparece.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source