From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Que será do Xingu sem os Villas Boas?

07/06/1976

Fonte: Movimento



Documentos anexos


Desde que os irmãos Villas Boas se aposentaram, o Parque Nacional do Xingu passou a ficar a cargo do antropólogo Olímpio Serra. A diretriz da Funai, para manter a boa imagem da política indigenista oficial, é a da preservação do parque. No entanto, em face a ameaça das frentes pioneiras, o novo administrador pretende preparar o índio para o considerado irreversível convívio com a sociedade envolvente.
Em entrevista, Orlando Villas Boas, diz considerar o Parque Nacional do Xingu uma proposta de solução ao problema do índio. Relata que quando da criação do Parque, os irmãos Villas Boas pegaram o índio em seu estado de cultura pura e que o maior desafio atual é lidar com a "segunda etapa": dos processos de invasão e do envolvimento com a sociedade envolvente. A esse segundo caso, Villas Boas fala do Parque do Xingu, da Ilha do Bananal, do Parque Aripuanã,do caso das terras Kadiwéu. Para o general Ismarth de Oliveira, presidente da Funai, o futuro do Xingu deve ser parecido ao do Aripuanã. A defesa feita é por uma política de integração do índio, para evitar que o impacto do contato seja tão violento para os indígenas.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.