From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai atesta que Prelazia de Roraima sabe pacificar índio

04/12/1968

Fonte: Jornal do Brasil



Documentos anexos


Funai atesta que Prelazia de Roraima, da qual fazia parte o padre Calleri (que foi morto pelos Waimiri Atroari junto com a sua expedição pacificadora), sabe pacificar índio. Com isso o órgão deseja afirmar que não é culpado indiretamente pelo massacre, pois a permissão dada para que a Prelazia de Roraima conduzisse a operação de pacificação dos Waimiri Atroari não foi irresponsável, e sim baseada em fatos que garantiam a capacidade do padre Calleri em comandar a expedição.

Segundo o diretor do departamento de patrimônio indígena da Funai, o padre só havia cometido um erro: o de atirar para cima pra anunciar a presença da expedição. Deste modo ele comunicou aos índios que estavam lá em guerra.
O diretor também desconfia que o mateiro, único sobrevivente do grupo, tenha tido uma discussão com os indígenas, anterior a expedição, e que isso havia estimulado o massacre.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source