From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Programa estuda planícies alagáveis na Amazônia

28/11/2016

Fonte: ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/



Pesquisas têm o objetivo de contribuir para a conservação da diversidade da ictiofauna e dos estoques pesqueiros na região


Novas áreas do bioma amazônico foram incluídas nos sítios PELD (Programa de Estudos Ecológicos de Longa Duração): PELD Diversidade da Várzea (DIVA), PELD Purus-Amazônia Central e o PELD Florestas de Roraima (FORR). Além destes já haviam sido criados em anos anteriores o PELD Áreas Úmidas Amazônicas (MAUA) e o PELD Impactos Antrópicos na Floresta Amazônica (IAFA).

Os sítios Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) são áreas de referência para a pesquisa ecológica no Brasil, distribuídos entre os ecossistemas do país.

O PELD Diversidade da Várzea (DIVA) é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Santa Cecília (Unisanta), Wildlife Conservation Society (WCS), Instituto Piagaçu (IPi), University of Saint Andrews e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio dos centros nacionais de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e da Biodiversidade Aquática Continental (Cepta) e a Coordenação Regional 2 (Manaus).

O objetivo deste PELD é avaliar a dinâmica temporal de longo prazo da diversidade de peixes em resposta a diferentes situações de conservação ambiental, esferas de governança e tipos de manejo dos ambientes aquáticos e dos recursos pesqueiros. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a manutenção da integridade ecológica das planícies alagáveis, para conservação da diversidade ictiofaunística e dos estoques pesqueiros da Amazônia.

Entre as áreas previstas para as pesquisas, estão Ponta do Catalão, área que conecta o Rio Solimões com o Rio Negro em períodos de cheia; Ilha da Paciência, área inferior do rio Solimões e compreende cerca de 32 lagos; Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, unidade de conservação (UC) estadual do Amazonas que engloba os municípios de Beruri, Codajás, Coari, Tapauá e Anori; e Reserva Biológica Abufari, UC federal localizada no município de Tapauá (AM).

Esta rede de pesquisadores que integram o PELD DIVA facilitará o entendimento da dinâmica dos processos ecológicos, manejo em ambientes de várzea da Amazônia e intercâmbio de informações geradas especialmente nas UCs, no âmbito do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade Aquática, em implementação pelo Cepam/ICMBio.

Para Marcelo Raseira, coordenador do Cepam/ICMBio, a aprovação deste sítio PELD é importante para ajudar a responder a questão sobre como as comunidades de peixes reagem a diferentes ações de manejo e às mudanças climáticas, além de contribuir para o processo de implementação do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática Continental, que ew5´q sendo implementado, para promover tanto a obtenção de longas séries temporais de dados sobre essas áreas, como uma aproximação de instituições parceiras. "As informações geradas certamente vão subsidiar ações de manejo necessárias à conservação das espécies aquáticas continentais", disse ele.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8573-programa-estuda-planicies-alagaveis-na-amazonia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source