From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Desocupação de terras indígenas tem participação da Força Nacional no Pará

02/05/2016

Fonte: Sputnik News - http://br.sputniknews.com



De acordo com a Agência Brasil, a operação é realizada em pareceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e os ministérios da Justiça, da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As cerca de 200 pessoas não indígenas que ocupam a reserva começaram a ser notificadas sobre a decisão judicial, que determinou a reintegração de posse da área, ainda em janeiro deste ano.

Apesar de a ocupação tradicional deste território pelo povo Parakanã ter sido homologada por decreto presidencial de 19 de abril de 2007, atualmente, apenas 20% da área de mais de 700 mil hectares está sob a posse plena dos indígenas.

A permanência da Força Nacional até 15 de maio na reserva, para garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública, foi homologada pela portaria no 496, publicada na sexta-feira (29).

De acordo com a Funai, a Operação Apyterewa é realizada desde 2011 e busca a regularização fundiária e a expulsão da terra indígena, promovendo o pagamento de indenizações aos ocupantes de boa-fé.



http://br.sputniknews.com/brasil/20160502/4397658/desocupacao-terras-indigenas-forca-nacional-para.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.