From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Secretário manda polícia de Alta Floresta até pousada invadida por índios

09/08/2005

Fonte: 24 Horas News-Cuiabá-MT



O Secretário de Segurança Célio Wilson, disse hoje que as Polícias Civil, Federal e a Funai devem trabalhar na busca de solução para o problema provocado pelos índios que invadiram uma pousada em Apiacás e mantém 2 turistas do Rio Grande do Sul e funcionários da fazenda de refém.

"Conversamos com o coronel Jorge Cruz a respeito disso e já foi determinado que policiais militares da região de Alta Floresta se desloquem até o local e, em conjunto com a Funai e Polícia Federal, busquem uma solução para esse conflito", afirmou, ao Só Notícias.

O secretário só não especificou quando os policiais militares deverão chegar à pousada, onde o acesso só é possível através de avião. Até hoje de manhã, não havia nenhum responsável na Funai qem Colíder que estivesse inteirado do problema.

Os índios invadiram a pousada no domingo alegando que ela foi construída em terras indígenas e, na ação, o propretário Ari Carneiro levou uma flexada na perna. Foi socorrido em um avião da Funai que tinha levado comida para os índios. A aeronave usada para levar turistas para a pousada foi danificada.

Hoje, a promotora de Alta Floresta, Audrey ility, recebeu a informação que um dos turistas mantido refém estaria passando mal, com problemas respiratórios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source