From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Índios retiveram turistas gaúchos

10/08/2005

Fonte: Zero Hora-Porto Alegre-RS



Mato Grosso abriga conflito

Dois gaúchos mantidos desde domingo como reféns por índios na Pousada Jurumé, uma espécie de hotel-fazenda em Apiacás, norte de Mato Grosso, já estariam em liberdade.

Ontem à noite, o dono da pousada, Ari Carneiro Moraes, 47 anos, disse ter recebido a confirmação por telefone que um de seus aviões tirara os turistas do local no final da tarde. Ele se recupera no Hospital Geral de Alta Floresta (MT), depois de flechado na perna e espancado pelos invasores.

- Tenho três aeronaves, sempre deixo uma de prontidão da pousada. Fizemos uma operação escondida para tirar os dois turistas sem chamar a atenção dos índios. Agora, só ficaram os funcionários - afirmou Moraes, que não soube dizer os nomes dos gaúchos, apenas que seriam de Guaporé.

Os índios afirmam que a área da pousada, na divisa com o Amazonas, pertence à União e as terras estão em processo de demarcação. O empresário sustenta que a propriedade está em área legal, fora de reservas indígenas. Segundo ele, hoje pela manhã a Polícia Federal vai retirar os índios.

O chefe do escritório regional da Funai, cacique Megaron Txucahamãe, negou que houvesse reféns. O delegado de polícia Gianmarco Paccola Capoani confirma a informação com base no depoimento do empresário:

- Além de danificar o avião, eles acorrentaram os barcos e não deixam ninguém sair. Há garimpeiros que querem explorar a área e estariam insuflando os índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source