From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Mais de 5.000 afetados e 243 feridos por vazamentos de petróleo no Peru

01/03/2016

Fonte: Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br/



Os vazamentos de petróleo em janeiro e fevereiro de dutos da estatal PetroPerú afetaram cerca de 5.765 pessoas e feriram 243 em comunidades indígenas, entre elas crianças que tiveram contato direto com o petróleo, informou o governo.

Segundo o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci), no distrito de Imaza (23.000 habitantes) na região do Amazonas - onde ocorreu o primeiro vazamento em 25 de janeiro - foram registradas 3.222 pessoas afetadas em suas terras de cultivos, a água dos rios que consomem e sua alimentação.

A isso, somam-se 243 pessoas, entre elas 10 crianças, que tiveram contato direto com o petróleo derramado. "São pessoas que tiveram intoxicação, diarreias e erupções na pele", explicou nesta terça-feira um porta-voz do Indeci à AFP.

Segundo a imprensa local, dezenas de crianças de comunidades indígenas foram contratadas pela estatal PetroPerú para recolher o óleo, informação negada pela empresa.

No distrito de Morona (9.000 habitantes), na região de Loreto, local do segundo vazamento, em 3 de fevereiro, foram registrados 2.543 afetados, segundo o comunicado do Indeci.

No domingo, o governo peruano declarou estado de emergência em 16 comunidades indígenas na Amazônia afetados pelo vazamento de hidrocarbonetos do oleoduto operado pela PetroPerú.

A PetroPerú noticiou nesta terça-feira que contratou a empresa finlandesa Larsen Oil Recovery Marine (Lamor) para acelerar a recuperação ambiental e a limpeza nas áreas afetadas pelos vazamento de petróleo. O ministro do Meio Ambiente, Manuel Pulgar Vidal, disse que o trabalho vai demorar um ano.

A Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (Aidesep) pediu na segunda-feira que a PetroPerú pare imediatamente o bombeamento de petróleo para o oleoduto para fazer reparos e realizar testes toxicológicos e de emergência de cuidados de saúde à população afetada, "especialmente crianças e as pessoas que fizeram a limpeza do petróleo derramado".

A PetroPerú foi sancionada por causa desses vazamentos em 3,6 milhões de dólares por descumprir o programa de manutenção do chamando Oleoduto Norperuano, que transporta petróleo para a região costeira de Piura.

Segundo a Aidesep, de 2010 até hoje ocorreram 11 vazamentos de petróleo na Amazônia peruana.


http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/03/mais-de-5-000-afetados-e-243-feridos-por-vazamentos-de-petroleo-no-peru-4987325.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source