From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Parceria vai recuperar nascentes da região sudoeste

12/02/2016

Fonte: Agência da Notícia - http://www.agenciadanoticia.net.br/



Sema, Acrimat, Indea e Sicred se unem para promover mudanças nas propriedades rurais da região de Cáceres
Com a proposta de preservar as nascentes da região sudoeste do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) firmou uma parceria com a Cooperativa Sicredi, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e com pecuaristas.

O projeto é coordenado pela regional da Sema de Cáceres e deve se expandir para outros munícipios atendidos pela unidade.

De acordo com o gerente da regional, Luiz Sérgio Garcia, após as entidades terem se mobilizado pela causa e firmado parceria, o próximo passo é fazer o levantamento do número de nascentes que há na região sudoeste, analisar a situação de cada uma e traçar as metas do programa.

"É preciso entender que a nascente é a galinha dos ovos de ouro, sem ela não chega água limpa e ambulante até a casa do pecuarista, do empresário e nem dos moradores".

Para preservar as nascentes, Luiz explica que serão realizadas várias ações, entre elas, políticas educativas e campanha de controle da erosão do solo por meio do plantio de mudas, pois a vegetação funciona como barreira viva na contenção da água proveniente das enxurradas, fechando a área da nascente para evitar a entrada dos animais e, por conseguinte, o pisoteio e compactação do solo, entre outras atividades.

O pecuarista parceiro do projeto e proprietário da Fazenda União, Amarildo Merotti, parabenizou a Sema pela iniciativa. Ele lembra que as propriedades com pouca disponibilidade de água são mais baratas e por isso sempre preferiu comprá-las para recuperar a nascente e mostrar que a falta de água acontece por falta de cuidado do fazendeiro.

"Entrei para este projeto porque eu sigo essa política de conservação há muito tempo e quero fomentar a ideia, incentivar meus colegas fazendeiros".


Segundo Luiz, a proposta do programa é de alcançar os fazendeiros da região para orientá-los sobre a importância das nascentes. Para ele, é imprescindível o pecuarista saber do perigo da degradação do solo, dos malefícios do agrotóxico e de jogar lixo no entorno das nascentes.


http://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/exibir.asp?id=32749&noticia=parceria_vai_recuperar_nascentes_da_regiao_sudoeste
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source