From Indigenous Peoples in Brazil

News

Casal de ararinhas-azuis chega do Catar

04/11/2015

Fonte: MMA - http://www.mma.gov.br



MMA assina convênio para reintroduzir os animais na Caatinga


Na luta pela vida e pela preservação da espécie, o governo brasileiro vem, há anos, buscando a recuperação da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), considerada extinta na natureza há 15 anos. Há poucos dias, representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinou com a direção da Al Wabra Wildkife Preservation (AWWP), criadouro particular localizado no deserto do Catar, documento consolidando a parceria destinada a reintroduzir as ararinhas-azuis na Caatinga, seu lugar de origem, dentro de seis anos, em 2021.

Com esse objetivo, o MMA entregou ao AWWP duas fêmeas jovens, em idade reprodutiva, para serem inseminadas, com o compromisso da instituição de remeter ao Brasil todos os filhotes que delas nascerem. Em troca, a Al Wabra enviou para o Brasil um casal dessas ararinhas para formarem pares e produzirem filhotes.

DE VOLTA AO LAR

O casal de aves, apelidadas de Rory e Amber, desembarcou no aeroporto de Cumbica, São Paulo, na noite do dia 26. De lá foram levadas ao quarentenário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), localizado em Cananeia, litoral sul paulista, onde permanecerão 15 dias, até o próximo dia 10, aproximadamente.

Para o diretor do Departamento de Espécies (Desp/MMA), Ugo Eichler Vercillo, o objetivo é continuar trazendo mais ararinhas para o Brasil. "Nossa expectativa é montar, em parceria com a Al Wabra, um centro de reprodução e soltura na Caatinga, e é lá que os animais serão preparados para a soltura, explica.

Vercillo conta que os testes de soltura devem começar em 2017 para que, em 2021, ocorra a soltura de um grupo de 150 ararinhas-azuis numa área de preservação a ser criada na Caatinga, no município de Curaçá, localizado no Norte da Bahia. "São passos grandes e que requerem uma atenção muito especial, num trabalho de parceria entre instituições do Brasil, do Catar e da Alemanha para que a gente consiga lograr sucesso na recuperação da espécie", avalia o diretor do Desp.



http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1255
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source