From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ibama nega licença para encher lago de Belo Monte

23/09/2015

Fonte: Valor Econômico, Empresas, p. B2



Ibama nega licença para encher lago de Belo Monte

Por Daniel Rittner e Rafael Bitencourt

Com um parecer técnico de 242 páginas em mãos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou a licença de operação de Belo Monte, que permitiria o enchimento do reservatório da megausina hidrelétrica.
Um ofício encaminhado ontem pelo diretor de licenciamento ambiental da autarquia, Thomaz Miazaki de Toledo, informa à Norte Energia, concessionária responsável pelo empreendimento, que "foram constatadas pendências impeditivas" à emissão do documento. A posição do Ibama pode ser revertida, mas a bola está agora com o consórcio, que deverá atestar o cumprimento de todas as condicionantes.
Trata-se de mais um percalço enfrentado pela Norte Energia, que planejava ter acionado suas primeiras turbinas em fevereiro deste ano. O cronograma furou e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não aceitou o pedido de "perdão" pelo atraso apresentado pela concessionária, que alegava ter sido prejudicada por greves e invasões nos canteiros.
Para não arcar com o custo financeiro de repor a energia que deixou de ser produzida, o consórcio se ampara em uma liminar obtida na Justiça Federal.
O parecer do Ibama avalia 99 dos 105 programas e projetos que deveriam ter sido implementados pela Norte Energia como condicionantes das duas licenças anteriores - a prévia e a de instalação -, que atestavam a viabilidade ambiental da hidrelétrica e autorizavam o início da construção, respectivamente.
Entre os programas e projetos analisados, 81 encontram-se "em estágio de implantação adequado, seis com necessidade de ajuste/adequação e 12 com pendências". O despacho expedido pela autarquia tem uma conclusão: de todas as pendências indicadas, dez foram classificadas como "impeditivos para a emissão da LO".
Por meio de sua assessoria, a Norte Energia confirmou o recebimento de correspondência na qual o Ibama cobrou a entrega de 12 itens constantes das condicionantes. A empresa informou que trabalha para providenciar a documentação ainda nesta semana.
Uma das pendências envolve a construção de uma rede de saneamento para o tratamento e a coleta de esgoto em Altamira, no Pará, município que abriga o empreendimento. "A equipe técnica apontou a grande dificuldade no repasse das obras de saneamento ao poder público, os entraves para a execução das ligações domiciliares ao sistema de esgotamento sanitário e a insuficiência operacional das estações de tratamento de esgoto, considerando as modelagens de qualidade da água dos igarapés de Altamira", diz trecho do parecer.
O Ibama enviou à Norte Energia uma lista de "solicitações" necessárias para liberar o enchimento do reservatório. A conclusão da supressão vegetal e o remanejamento de populações atingidas diretamente pela usina estão na relação.
De acordo com o parecer, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se manifestou favoravelmente à emissão da licença e a Agência Nacional de Águas (ANA) publicou as resoluções que garantem o direito de uso dos recursos hídricos para encher o lago de Belo Monte, mas a Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não se posicionou até o momento. O Ministério da Saúde atestou o cumprimento das ações previstas no plano de ação para o controle da malária.

Valor Econômico, 23/09/2015, Empresas, p. B2

http://www.valor.com.br/empresas/4237010/ibama-nega-licenca-para-encher-lago-de-belo-monte#
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source