From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ibram abre consulta pública para alterar categoria de parques

31/07/2015

Autor: Etore Medeiros

Fonte: IBRAM - http://www.df.gov.br/



Além de melhorias na gestão, mudança permite ampliar recursos para serviços como cercamento e criação de equipamentos públicos


O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) pretende alterar a categoria de 60 dos 71 parques do Distrito Federal administrados pela instituição. A iniciativa tem o objetivo de adequar os espaços às nomenclaturas previstas no Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza, o que amplia o leque de recursos disponíveis para as áreas. Uma consulta pública será aberta na segunda-feira, 3 de agosto, pela internet a fim de que a população participe das propostas.

Para saber qual será a mudança prevista para cada unidade, as pessoas podem acessar o site do Ibram, buscar informações nas administrações regionais ou ainda nas sedes dos próprios parques. As sugestões e as opiniões devem ser encaminhadas ao instituto somente pelo endereço ibram_email@ibram.df.gov.br. O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e o Taguaparque estão fora do processo, pois não são administrados pelo Ibram.

O processo de consulta vai até 16 de setembro, quando o material será consolidado e transformado em um projeto de lei - que seguirá para apreciação da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Com a recategorização - como é chamado o procedimento -, o nome dos locais refletirá mais fielmente os atributos encontrados em cada um deles. Com mais de 50% de vegetação nativa conservada, além de conter nascentes e um córrego, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, por exemplo, tem condições de se tornar um parque distrital. A atual classificação dele exige apenas 30% de Cerrado.

O sistema de unidades de conservação inclui as áreas distritais na categoria de proteção integral da natureza. Outras unidades com o mesmo rigor são as estações ecológicas, os monumentos naturais e os refúgios de vida silvestre. Pela proposta do Ibram, mais de 20 parques ganhariam alguma das quatro nomenclaturas acima.

Maior proteção não significa que a população deixará de usufruir dos espaços, mas, sim, que o acesso e o uso serão melhor controlados. Alguns locais específicos podem ser fechados para conservar a biodiversidade, mas nada do que está à disposição será interditado, como pistas de caminhada, quadras e outras estruturas.

Critérios

A recategorização é uma determinação da Lei Complementar no 827, de 22 de julho de 2010, que estabelece os critérios e as normas para criação, implantação, alteração e gestão das unidades de conservação em Brasília.

"Com esse novo enquadramento, podemos trazer melhorias e projetos para essas áreas, para que elas cumpram o principal objetivo, que é de conservação da natureza e da biodiversidade", comenta a coordenadora de Unidades de Conservação de Uso Sustentável e Biodiversidade do Ibram, Marcela Versiani Pires.

Ao ser incluído no Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza, um parque fica apto a receber verbas de compensação ambiental - contrapartida paga por um empreendimento ou atividade que cause danos ao meio ambiente.

Entre outras destinações, o recurso é utilizado para execução de planos de manejo, que estabelecem os objetivos e outros aspectos decisivos para tirar as unidades do papel.

Invasões

O Parque Ecológico Irmão Afonso Hauss, em Taguatinga, e o Lagoinha, em Ceilândia, são os únicos entre os 71 que deixarão de existir. Ambos estão quase totalmente tomados por invasões, não possuem estruturas de lazer e perderam praticamente todos os atributos naturais - o que inviabiliza investimentos na recuperação dos mesmos.

O Instituto Brasília Ambiental planeja permutar essas áreas com a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), cedendo-as em troca de outras com relevância ambiental.

Consulta pública

De 3 de agosto a 16 de setembro de 2015
Sugestões e opiniões: ibram_email@ibram.df.gov.br
Informações: www.ibram.df.gov.br

Entenda a categorização dos parques de Brasília: https://www.youtube.com/watch?v=0_9O5L0ndV8



http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/20156-ibram-abre-consulta-p%C3%BAblica-para-alterar-categoria-de-parques.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source