From Indigenous Peoples in Brazil

News

Empreendimento sustentável em Maricá obtém Licença Prévia do Inea

06/05/2015

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Licença atesta viabilidade ambiental.
Complexo turístico deve contribuir com o desenvolvimento da região.


Um empreendimento sustentável que vai se instalar em Maricá (RJ) avançou mais uma etapa em relação ao processo de licenciamento nesta terça-feira (5). A IDB Brasil obteve a Licença Prévia do Instituto Estadual de Ambiente (INEA). O projeto da Fazenda São Bento da Lagoa engloba a construção de hotéis, prédios e casas residenciais, shoppings, além de restaurantes, escola, hospital, centro empresarial, clubes, áreas de lazer, campo de golfe sustentável e centro hípico. Recentemente, a empresa firmou uma parceria com o Grupo BlueBay para a construção de quatro hotéis, dentro do complexo turístico. O empreendimento deve contribuir no desenvolvimento do Leste Fluminense, já que o projeto prevê cerca de sete mil empregos diretos e indiretos só no período de construção.

A Licença Prévia, concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, aprova sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases. O projeto aprovado respeita com boa margem as normas e restrições ambientais para o uso do solo definidas pelo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá. Haverá apenas 6,4% de ocupação predial efetiva e 17% de intervenção do espaço total, enquanto o Plano de Manejo permite 22% dessa ocupação. O empreendimento prevê uma infraestrutura urbana completamente integrada à natureza, numa área de 840 hectares, com 81% de preservação da vegetação nativa.

Dentro desse contexto de sustentabilidade, a IDB Brasil se preocupou em fazer uma rigorosa seleção de parceiros. "No caso do BlueBay, avaliamos que o grupo tem um projeto que se encaixa ao nosso empreendimento, pois a marca trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável e proteger os recursos naturais", avalia David Galipienzo, diretor-executivo da IDB Brasil, especialista em ciências ambientais.

Outro ponto importante é a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do estado do Rio de Janeiro, garantindo a preservação perpétua da vegetação local em uma área equivalente ao bairro de Copacabana, de 450 hectares. Hoje a região possui mais de 20% de área degradada. Com as iniciativas do empreendimento para recuperar essas áreas, haverá um acréscimo de mais de 100 hectares de vegetação nativa de restinga. Para fins de comparação, o total a ser a recuperado corresponde ao Parque do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Além disso, a RPPN será totalmente aberta a moradores e visitantes de Maricá, que poderão pesquisar a fauna e a flora de restinga, num trecho rico em espécies nativas.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/05/empreendimento-sustentavel-em-marica-obtem-licenca-previa-do-inea.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source