From Indigenous Peoples in Brazil

News

Dia da Caatinga é comemorado com programação no sertão

27/04/2015

Fonte: Tribuna Hoje - http://www.tribunahoje.com



O Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, Unidade de Conservação localizada no município de Água Branca, é o local escolhido pela equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para comemorar o Dia da Caatinga, nesta terça-feira, dia 28. A programação conta com a realização do cine ambiental e de uma trilha para conhecer as riquezas do local.

As equipes viajam na segunda-feira para a região, onde devem aproveitar para fazer o monitoramento no entorno da Unidade.

As atividades da terça-feira começam a partir das 08h30. Cerca de 30 estudantes do curso de geografia do campus de Delmiro Gouveia, da Universidade Federal de Alagoas, devem subir a trilha que leva ao alto do morro que possui pouco mais de 620 metros de altitude. Ao mesmo tempo haverá a realização de um cine ambiental para estudantes da rede pública do povoado Tingui.

O Refúgio foi criado em 27 de janeiro de 2012, com a publicação do Decreto n o 17.935/2012. Classificado como de Proteção Integral, proíbe atividades industriais; implantação de projetos de urbanização - exceto os casos que sejam para melhoria dos povoados localizados na zona de amortecimento; desmatamento; queimadas; caça; limpeza de vegetação; depósito de lixo; extração mineral; introdução de espécies exóticas e atividades que alterem as características naturais.

Limítrofe com o Canal do Sertão - obra do governo de Alagoas, com apoio do governo federal por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), foi criado para"preservar as culturas e tradições sertanejas da população local, garantindo sua permanência em harmonia com a preservação; incentivar e fomentar ações de educação ambiental e turismo ecológico na região; garantir a integridade do ecossistema para a realização de pesquisas científicas que visem o conhecimento da área, garantindo assim subsídios para sua melhor gestão e proteção".

O bioma caatinga é o único totalmente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território nacional e englobando parte dos municípios da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Do total, pelo menos 70% já teve a interferência do homem e apenas 0,28% se encontra protegido em Unidades de Conservação.

Em Alagoas, há 1% protegido nos espaços legalmente definidos de proteção: um Refúgio da Vida Silvestre, três Reservas Particulares do Patrimônio Natural e mais o Monumento Natural dos Cânions do São Francisco - criado em âmbito federal e que engloba parte do estado. Está em fase de estudos a criação de pelo menos mais três Unidades na região do sertão alagoano.



http://www.tribunahoje.com/noticia/139554/alagoas/2015/04/27/dia-da-caatinga-e-comemorado-com-programaco-no-serto.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source