From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PQA monitora população de tartarugas-da-amazônia

07/04/2015

Fonte: Ibama - http://www.ibama.gov.br/



O Ibama realizou, entre os últimos dias 23 e 30 de março, uma campanha de monitoramento populacional de tartarugas-da-amazônia como parte do Programa Quelônios da Amazônia (PQA). O objetivo foi capturar e marcar indivíduos jovens que ainda não houvessem entrado na idade reprodutiva. Participaram da expedição servidores da Superintendência do Ibama em Goiás (Supes/GO), em parceria com o Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/Cequa), da Dbflo e da Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga.

"Esta é uma primeira expedição para conhecer onde as tartarugas ficam nesse período", informou o coordenador substituto de Fauna do Ibama, Roberto Lacava. Além de marcar mais de 70 mil filhotes, que eclodiram nas praias dos rios Crixás-Açu e Araguaia, a equipe da Supes/GO também recapturou animais já marcados para tentar estimar o crescimento e sua taxa de sobrevivência.

A participação do Inpa possibilitou a troca de experiências e a discussão da metodologia utilizada, uma vez que estiveram presentes o renomado pesquisador do Dr. Richard Vogt e a pesquisadora Ma. Virgínia Bernardes, que executam o Projeto Tartarugas da Amazônia, especialmente no Rio Trombetas/Rebio Trombetas, no Pará. Foram capturadas 47 tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) e 6 tracajás (Podocnemis unifilis), sendo a grande maioria indivíduos fora da idade reprodutiva. Estes foram medidos, pesados e marcados, o que permitirá o acompanhamento da população destas espécies na região.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/pqa-monitora-populacao-de-tartarugas-da-amazonia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source