From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Brasil é exportador de água, diz pesquisador

21/03/2015

Autor: HOEKSTRA, Arjen

Fonte: FSP, Mercado 2, p. 4



Brasil é exportador de água, diz pesquisador
País exporta água nos alimentos, o que não deve ser visto como problema, segundo criador do conceito de "pegada hídrica"
Para o holandês Arjen Hoekstra, país não deve mudar perfil comercial, mas tornar o uso da água mais eficiente

TATIANA FREITAS DE SÃO PAULO

O Brasil é exportador líquido de água. Ela não sai do país em granéis líquidos ou contêineres, mas está contida nos grãos, carnes e até nos produtos industrializados que o país vende ao exterior.
O volume de água potável utilizado para produzir um alimento ou mercadoria é conhecido como "pegada da água" ou "pegada hídrica".
Segundo o criador desse conceito, o pesquisador Arjen Hoekstra, da Universidade de Twente, na Holanda, o Brasil é o quinto país com maior exportação líquida de "água virtual" --incorporada no processo produtivo.
Apesar da crise hídrica, Hoekstra diz que o país não deve mudar o seu perfil comercial, mas tornar o uso da água mais eficiente. Neste domingo (22), será celebrado o Dia Mundial da Água.
Folha - O que é o conceito da pegada da água?
Arjen Hoekstra - A pegada da água mede a água potável usada para produzir determinado produto. É uma métrica que considera tanto o consumo como a poluição da água utilizada em toda a cadeia de produção. Calculamos o consumo pelo volume de água que evapora ou é incorporado a determinado produto.
Os exportadores de commodities tendem a ser exportadores líquidos de água?
Quando a água é usada para a produção de produtos de exportação, podemos dizer que o país exporta essa água. Falamos de "exportação de água virtual", porque é água virtualmente incorporada nos produtos de exportação.
Como é feito esse cálculo?
Quantificamos os fluxos de "água virtual" entre os países ao multiplicar o volume de vendas de determinada mercadoria pela pegada de água dela onde foi produzida.
Calcula-se o fluxo de água virtual do Brasil para a Europa relativo às exportações de soja, por exemplo, com a multiplicação das toneladas exportadas pelo volume de água consumido e poluído no Brasil a cada tonelada de soja produzida no país.
O Brasil é um exportador líquido de água?
O Brasil é um exportador líquido de água virtual. Isso significa que uma grande quantidade de recursos hídricos nacionais são consumidos e poluídos para produzir os itens de exportação. Por outro lado, também é utilizada água em outras partes do mundo para fazer os produtos importados pelo Brasil.
Mas a importação de água virtual é muito pequena em comparação com as exportações. O Brasil ocupa o número 5 na lista de países com maior exportação líquida de água virtual, depois da Índia, Argentina, EUA e Austrália.
Qual é a importância de olhar o consumo e a demanda globais de água ao formular políticas de gestão hídrica?
Muitos países não têm recursos de água doce o suficiente para produzir seu próprio alimento. Os países do Oriente Médio e Norte da África importam uma grande quantidade de alimentos e, assim, exteriorizam a sua pegada de água para outras partes do mundo.
Países como China e Índia também estão exteriorizando rapidamente sua demanda por água. A Europa é um caso especial: embora o continente não seja muito seco, cerca de 40% da pegada de água dos consumidores europeus está fora da Europa. Isso ocorre porque as importações são normalmente mais baratas do que produzir na Europa.
A exportação de água virtual é um problema para o Brasil?
O Brasil é um dos principais fornecedores de commodities com uso intensivo de água. Isso cria boas oportunidades de exportação, mas também leva a uma pressão crescente sobre os recursos hídricos para produzir as commodities para exportação.
Isso é sustentável?
É o quadro total de consumo de água e da poluição que não é sustentável. O uso da água para fazer produtos para exportação é parte disso.
A redução das exportações pode ser vista como uma solução para a crise da água?
A primeira coisa a fazer é aumentar a eficiência do uso da água, ou seja, produzir os mesmos alimentos com menos água. Isso pode ser feito com melhor tecnologia de irrigação e boas práticas. A poluição pode ser reduzida com a prática da agricultura orgânica [sem agrotóxicos].

FSP, 21/03/2015, Mercado 2, p. 4

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/212730-brasil-e-exportador-de-agua-diz-pesquisador.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source