From Indigenous Peoples in Brazil

News

TRE cassa mandato do governador de RO

06/03/2015

Fonte: FSP, Poder, p. A7



TRE cassa mandato do governador de RO
Confúcio Moura (PMDB) e seu vice, Daniel Pereira (PSB), são acusados de abuso de poder econômico na eleição
Cabe recurso da decisão contra eles, que ainda não precisam deixar os cargos; advogado afirma que vai ao TSE

JAIRO BARBOSA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO VELHO

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia cassou os mandatos do governador Confúcio Moura (PMDB) e do vice, Daniel Pereira (PSB), nesta quinta (5). Cabe recurso.
Por quatro votos favoráveis à cassação e três contrários, os juízes do TRE acataram denúncia da coligação "Frente Muda Rondônia", do candidato Expedito Júnior (PSDB), derrotado no segundo turno do ano passado, quando o peemedebista foi reeleito.
Na ação, Confúcio foi acusado de abuso de poder econômico por distribuir almoço e refrigerantes para mais de 2.000 pessoas que participaram de convenção do PMDB em junho, em Porto Velho.
A votação foi acirrada. Ficou empatada em 3 a 3 e coube ao presidente do TRE, Moreira Chagas, desempatar. A corte vai notificar o governador e o vice, que terão cinco dias para recorrer da decisão.
José de Almeida Júnior, advogado dos dois, afirmou que vai aguardar a publicação da decisão para tentar junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um efeito suspensivo para garantir a permanência de ambos nos cargos.
"Caso nosso recurso seja rejeitado pelo TSE, o governador terá que se afastar do cargo, mas essa hipótese nós nem levamos em conta", disse.
Confúcio está em Brasília cumprindo agenda oficial e só volta no domingo (8).
Na condição de governador em exercício, Pereira disse está tranquilo e classificou como "guerra política" a ação que resultou na decisão do TRE. Para ele, esse processo é o terceiro turno da eleição.
"Ganhamos no primeiro e no segundo turno e vamos ganhar mais esse", disse. "Cada vez mais você precisa de ter um bom marqueteiro, um bom corpo jurídico e um bom contador pra ter uma campanha bem sucedida."
Não é primeira investigação contra Moura relacionada a questões eleitorais. No ano passado, Polícia Federal e Ministério Público Federal apontaram desvio de recursos públicos para abastecer sua campanha em 2010.
O governador chegou a prestar depoimento, negando as suspeitas. As investigações ainda estão em curso.

FSP, 06/03/2015, Poder, p. A7

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/210715-tre-cassa-mandato-do-governador-de-ro.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source