From Indigenous Peoples in Brazil

News

TurisAngra apresenta propostas para turismo náutico no Carnaval

07/02/2015

Fonte: Angra News - http://angranews.com.br/



A Fundação de Turismo (TurisAngra), em parceria com a delegacia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis, Inea/APA Tamoios e o Sebrae, vem discutindo, junto ao Conselho Municipal de Turismo e empresários do setor, formas de ordenar o turismo náutico, garantir a segurança de banhistas e a sustentabilidade de atrativos que recebem um grande número de embarcações durante a alta temporada. Nesta semana, foram programados quatro eventos com foco no ordenamento e qualificação do segmento.

Na segunda, dia 2, houve a primeira reunião desta série, no auditório da Defesa Civil, com cerca de 40 pessoas, entre donos de agências de turismo e marinheiros. A presidente da TurisAngra, Maria Silvia Rubio, destacou a necessidade da parceria entre a iniciativa privada e o setor público para preservar os atrativos naturais e históricos do município. Na quarta-feira, dia 4, uma reunião com o mesmo propósito reuniu aproximadamente 30 pessoas na Vila do Abraão.

- Neste Carnaval, precisamos da parceria do empresariado para não superlotarmos nossos atrativos. Por isso propomos que haja uma limitação no número de embarcações de grande porte [acima de 60 passageiros] em alguns locais. Não é viável que em lugares como a Ilha de Cataguás ancorem 10, 15 escunas de uma vez - disse a presidente da TurisAngra, que estuda, junto à Procuradoria do município, normatizar esta questão.

A proposta da TurisAngra é que as limitações sejam as seguintes: quatro escunas simultâneas, na Praia das Fechas; duas na praia da Piedade; duas nas Ilhas Botinas; cinco na Ilha de Cataguás; três na Lagoa Azul; e cinco na Freguesia de Santana. A ideia é que quando uma escuna zarpar do local, outra ancore, evitando assim o excesso de embarcações em determinado local. Vale destacar, que a Fundação de Turismo, junto ao Sebrae, estuda uma diversificação de roteiros e horários para garantir a sustentabilidade dos atrativos e do ecossistema.

O novo delegado da Capitania dos Portos, o comandante Cruz, destacou que intensificará as operações que o órgão desenvolve no período do Carnaval, inclusive com o uso de bafômetros.

- Nós vamos atuar em diversos pontos procurados no período do Carnaval. Vamos cobrar a habilitação do condutor e material de salvatagem [medidas de resgate e manutenção da vida para uso na possibilidade de um desastre] e ver se as condições da embarcação são adequadas para o transporte de passageiros. Também vamos observar a questão da ingestão de álcool, utilizando etilômetros - detalhou o delegado, que também irá fiscalizar o som alto nas embarcações, que tem sido motivo de reclamações por parte de ilhéus e veranistas.



http://angranews.com.br/2015/02/07/politica/turisangra-apresenta-propostas-para-turismo-nautico-no-carnaval/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source