From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPE notifica fazendeiros da Bacia do Guariroba

06/02/2015

Fonte: Correio do Estado - http://www.correiodoestado.com.br/



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul determinou o cumprimento de dois atos referentes aos 10 Inquéritos Civis instaurados no final de janeiro de 2015. As medidas são para apurar a regularidade jurídico-ambiental de várias fazendas localizadas dentro do perímetro da Bacia do Guariroba, responsável por aproximadamente 50% do abastecimento de água consumida em Campo Grande.

O objetivo é verificar a situação quanto as inscrições da propriedade junto ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) e respeito às diretrizes ambientais fixadas pelo Plano de Manejo da APA do Córrego Guariroba, principalmente quanto a implantação de técnicas de conservação do solo e atual estado de preservação da APP (Área de Preservação Permanente).

Um dos atos diz respeito à expedição de notificação para cada proprietário rural tomar conhecimento oficial dos procedimentos instaurados e apresentar documentos que entender cabível, no prazo de 15 dias. A outra notificação está relacionada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para que realize no prazo de 30 dias vistorias nas propriedades rurais objetos do procedimento.

Segundo o MPE, a bacia necessita de uma fiscalização "mais efetiva" e com relação às estradas, o poder público municipal ainda deixa a desejar e, a maior prova disso é que, embora concedido tanto tempo para as providências (desde 2009), há ainda muito o que fazer.

Os 10 inquéritos instaurados recentemente são para dar oportunidade à Semadur de fiscalizar propriedades que ainda não foram vistoriadas. Não há previsão de instauração de mais inquéritos, segundo o Ministério Público que não descarta essa possibilidade caso surjam riscos à APA (Área de Proteção Ambiental).




http://www.correiodoestado.com.br/cidades/ministerio-publico-do-estado-comeca-a-notificar-fazendeiros-da/238892/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source