From Indigenous Peoples in Brazil

News

PARQUE DE GUAJARÁ - Técnicos revisam Plano Estratégico

31/01/2015

Fonte: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - http://www.sedam.ro.gov.br



O governo do Estado vem adotando várias iniciativas inéditas de gestão ambiental e territorial e desenvolvendo inúmeras atividades para reduzir os impactos e conter a ocupação desordenada em todo o território estadual, inclusive traçando políticas públicas para a utilização sustentável das unidades de conservação, tudo respeitando as categorias em que foram enquadradas.

Dessa forma, técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - SEDAM executaram através do processo de planejamento e coordenação estratégica que norteia a questão da agenda ambiental a Revisão do Plano Estratégico do Parque de Guajará Mirim - PEGM.

O primeiro evento do ano foi realizado nos dias 22 e 23 de janeiro e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar da secretaria. Fizeram parte servidores das Coordenadorias de Proteção Ambiental, Educação Ambiental, Geociências, Licenciamento Rural, Unidade de Conservação.

As oficinas também contaram com a participação de instituições parceiras como Batalhão Ambiental - BPA e Kanindé. Os recursos são recorrentes do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA.

O Doutor Luiz Claudio Fernandes, servidor efetivo da SEDAM e coordenador da Revisão do Plano, iniciou sua oficina apresentado a definição de Rogério Cabral (2012), enfatizando que a premissa de que planejar é pensar antes de agir.

"Para manejar uma unidade de conservação é preciso avaliar as diferentes possibilidades de ação e decidir pelas melhores alternativas. O planejamento permite aproveitar melhor o tempo e os recursos." Salientou Luiz Claudio.

O técnico explanou que os objetivos de uma unidade de conservação podem ser alcançados com maior facilidade quando se planeja usando um método. Um dos métodos mais difundidos atualmente é a elaboração do planejamento estratégico.

As oficinas foram orientadas pelo Programa de Gestão por Resultado (PGR), sendo que o modelo de excelência utilizado foi o ciclo de gestão PDCA como orientador da execução do trabalho gerencial. Planejar, Desenvolver (Executar), Checar e Agir Corretivamente.

Nesta primeira etapa de planejamento os técnicos detalharam varias informações que subsidiam o Plano de Proteção do PEGM como pressões, ameaças e impactos (internos e externo) causas e soluções, mapa de risco entre outras.

Os próximos encontros tratarão de formalizar todo o Planejamento Estratégico para o PEGM, objetivando alinhar suas ações com as macro diretrizes de governo e assim promovendo o desenvolvimento das políticas públicas que visam garantir para o parque e demais Unidades de Conservação a sustentabilidade ambiental.



http://www.sedam.ro.gov.br/index.php/ultimas-noticias/459-parque-de-guajara-tecnicos-revisam-plano-estrategico
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source