From Indigenous Peoples in Brazil

News

Parque do Cortado: um oásis do Cerrado em meio à Taguatinga

09/12/2014

Fonte: IBRAM - http://www.ibram.df.gov.br



Situado nos arredores do setor de indústrias da cidade de Taguatinga, o Parque Lago do Cortado é uma das Unidades de Conservação (UCs) que mais recebeu intervenções, no intuito de preservar o local, melhorando a sua infraestrutura e para a prestação de serviços veterinários a cães e gatos.

É que, além de ter sido contemplado pelo programa Brasília, Cidade Parque, em dezembro de 2013,está sendo construído dentro da UC, o Hospital Veterinário Público do DF. E ainda, desde outubro de 2014, a Unidade Móvel de Esterilização Veterinária (Castramóvel) realiza cirurgias de castrações em cães e gatos.

Dentro do Brasília, Cidade Parque, por meio da destinação de recursos provenientes de compensações ambientais, o Cortado recebeu novas instalações de vestiários, banheiros, guarita de segurança, reforma da sede administrativa, da quadra poliesportiva, do parque infantil e uma passarela suspensa para realização de visitas ecológicas com vista panorâmica da queda d'águado Córrego que dá o nome ao parque. E está em fase de construção o futuro orquidário do parque.

Essa unidade também será a sede do 1o Hospital Veterinário Público do DF, que atenderá gratuitamente cães e gatos, que pertençam prioritariamente a cidadãos cadastrados em programas do Governo, Ong's de proteção animal e abrigos, com estimativa de 80 a 100 consultas e procedimentos ao dia. A construção também está sendo custeada com verba de compensação e a previsão é que o primeiro dos seis blocos do hospital seja entregue no primeiro semestre de 2015.

Outro projeto voltado ao atendimento dos animais, o Castramóvel, iniciou suas atividades no Parque do Cortado, tendo realizado 102 cirurgias e 132 exames clínicos pré e pós-operatório (dados referentes ao início de setembro até 28 de novembro). O objetivo das castrações é beneficiar as Unidades de Conservação do DF, reduzindo a incidência e proliferação desses animais que, quando soltos, podem caçar animais silvestres nas áreas protegidas, introduzindo doenças e, assim, comprometendo o equilíbrio ambiental.

O visitante que desejar ter contato com a natureza, avistar a fauna, a flora e as quedas d'água presentes no local, ou ainda, praticar esportes e aproveitar a estrutura disponível para realizar um piquenique no parque Lago do Cortado poderá fazê-lo diariamente, das 6 às 18 horas. A entrada é franca.



http://www.ibram.df.gov.br/noticias/item/2435-parque-do-cortado-um-o%C3%A1sis-do-cerrado-em-meio-%C3%A0-taguatinga.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source