From Indigenous Peoples in Brazil

News

Advogado critica exclusão de índios em debate sobre biodiversidade

11/11/2014

Fonte: Agência Câmara - www2.camara.leg.br/camaranoticias



Advogado critica exclusão de índios em debate sobre biodiversidade

O advogado do Instituto Socioambiental (ISA), Mauricio Guetta, destacou há pouco que a discussão do projeto de lei sobre a biodiversidade (PL 7735/14, do Executivo) desconsiderou a participação de povos indígenas e comunidades tradicionais, que também são impactados pelo texto. Ele participa de comissão geral na Câmara dos Deputados acerca da proposta, que pretende simplificar as regras para a pesquisa e a exploração do patrimônio genético de plantas e animais nativos do Brasil.

"Percebemos a total exclusão de povos indígenas, quilombolas e outros povos dos debates que envolveram o projeto", criticou Guetta, lembrando que a ampla discussão em torno da proposta privilegiou a participação do governo e de representantes dos setores farmacêuticos, de cosméticos e de agricultura.

Guetta também criticou pontos do projeto que, segundo ele, limitam a repartição dos benefícios decorrentes da exploração da biodiversidade do País. Ele citou, por exemplo, o dispositivo que define que a repartição de benefícios será operada exclusivamente sobre produtos acabados que tenham como elemento principal de agregação de valor o acesso a conhecimentos tradicionais ou ao patrimônio genético.

"Isso é preocupante porque exclui quase totalmente da repartição de benefícios a exploração econômica desses produtos", disse Guetta, que lamentou ainda a possibilidade de o governo poder criar uma lista de produtos que estariam fora da exigência de repartição de benefícios.

A representante do Núcleo de Educação Científica do Instituto de Biologia, Nurit Rachel Bensusan, acrescentou que o texto prevê ainda que micro e pequenas empresas também não serão obrigadas a repartir benefícios gerados a partir da biodiversidade. "Há avanços por um lado, mas ele [projeto] não protege quem precisa ser protegido. A repartição deveria ser para todos e de uma forma muito mais ampla", destacou ela, que também defendeu a participação direta nos debates de povos indígenas e comunidades tradicionais.

"Por que fazer sem ampla consulta a todos os setores da sociedade? Houve consulta sim, mas não a todos os setores. Por que fazer sem ouvir os povos tradicionais e a agricultura familiar?", questionou.

A comissão geral prossegue no Plenário da Câmara.

Mais informações a seguir.
Tempo real:

16:55 - Incentivo à pesquisa deve ser carro-chefe do País, diz representante do Meio Ambiente
16:48 - Extrativista diz que foi ignorado e pede retirada de pauta do PL da biodiversidade
16:37 - Presidente da SBPC diz que entidade é contra 4 pontos do projeto da biodiversidade
16:27 - Para secretário, proposta sobre biodiversidade beneficiará agricultura
16:15 - Representante do CNPQ diz que mudança na lei sobre biodiversidade é urgente
16:08 - Deputada admite que consenso sobre projeto da biodiversidade será impossível
16:05 - Presidente da Câmara destaca importância de discutir acesso a patrimônio genético

Íntegra da proposta:

PL-7735/2014

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcelo Oliveira

Agência Câmara, 11/11/2014

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/477345-ADVOGADO-CRITICA-EXCLUSAO-DE-INDIOS-EM-DEBATE-SOBRE-BIODIVERSIDADE.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source