From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Aliança pela onça-pintada é criada para fortalecer estratégias de conservação na Amazônia

31/10/2014

Autor: Amanda Lelis

Fonte: Instituto Mamirauá - http://www.mamiraua.org.br



Foi realizado, entre os dias 24 e 28 de outubro na Pousada Uacari, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, evento para a criação da Aliança para a Conservação da Onça-Pintada na Amazônia. O evento reuniu diversos especialistas para a discussão de metodologias e estratégias com foco na conservação da onça-pintada na região.

A iniciativa multi-institucional tem como principais objetivos desenvolver uma estratégia de monitoramento da onça-pintada na Amazônia, aumentar o conhecimento sobre a espécie na região e promover a coexistência da onça com as populações tradicionais. "A ideia foi juntar esforços entre instituições e indivíduos que tem interesse na conservação da onça-pintada para viabilizar uma ação mais abrangente e testar metodologias de monitoramento adequadas para a espécie na extensa floresta Amazônica, afirmou Emiliano Esterci Ramalho, pesquisador do Instituto Mamirauá.

Entre as propostas discutidas no encontro estão o monitoramento da presença de onças-pintadas em Unidades de Conservação da Amazônia, a estimativa de densidade da espécie em três tipos de ambientes: várzea, terra firme, e áreas de transição; o teste de métodos de monitoramento da espécie no Bioma; e também trabalhar com as comunidades de forma a minimizar conflitos existentes, melhorando a coexistência entre humanos e onças.

De acordo com Carlos Durigan, da WCS-Brasil, este esforço coletivo iniciado a partir do primeiro encontro da Aliança deverá fortalecer as ações em prol do conhecimento e conservação da onça-pintada. "Considerando a escala da Amazônia e grandes lacunas referentes ao atual estado populacional da espécie, assim como referentes ao entendimento dos conflitos existentes com grupos sociais locais, pretendemos construir uma agenda mais positiva e participativa para solução de potenciais problemas", enfatiza Durigan.

Emiliano reforça que a iniciativa é importante por "conseguir reunir instituições que tem atuações diferentes, mas com o interesse em comum da conservação da onça pintada. Com a criação da Aliança, esse objetivo está na agenda e no cronograma dessas instituições. Vamos avaliar estratégias e metodologias para agir em conjunto", afirma.

A Aliança reúne mais de dez instituições especializadas em pesquisa e conservação. "Esta mobilização é fundamental e necessária e contamos com este coletivo, assim como sua ampliação com a participação crescente de membros na Aliança, que é um movimento aberto a novas adesões", reforçou Durigan.

Já fazem parte da Aliança para a Conservação da Onça-Pintada na Amazônia: o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes (Cenap/ICMBIO), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), o Instituto Piagaçu (IPI), o Instituto Pró-carnívoros, a WWF - Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), a Panthera Brasil, a Universidade de São Paulo (USP), Escola da Amazônia e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).



http://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2014/10/31/alianca-pela-onca-pintada-e-criada-para-fortalecer-estrategias-de-conservacao-na-amazonia/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source