From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Tribo Katukina entre as prioridades do Fome Zero

08/07/2004

Autor: Edmilson Ferreira

Fonte: Página 20-Rio Branco-AC



A segurança alimentar dos índios Katukina, no Vale do Juruá, é uma das prioridades para programa de desenvolvimento sustentável em comunidades indígenas do Programa Fome Zero. Os Katukina há anos vem sendo afetados pela introdução de costumes alheios à cultura e por obras como a construção da BR 364, e os projetos agropecuários, cujo início não realizou estudo de impacto sócio-ambiental na região. "Na terra dos Katukina a produção de alimentos é insuficiente. Não há insumos e equipamentos para atividades produtivas. Rios sem peixes, desnutrição severa. Fome. Alto índice de mortalidade", informa o Fome Zero.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) diz que a situação dos Katukina é uma realidade específica da aldeia Campinas, cortada pela BR-364. O governo do Acre vem promovendo ações que buscam reduzir os impactos negativos trazidos pela rodovia mas, para o Cimi, é preciso ampliar o debate com a comunidade sobre as possíveis soluções de seus problemas. "Essa terra indígena é cercada de fazendas e afetada pela BR", explicou Charles Falcão, coordenador do Cimi.
RECUROS - De acordo com informe do Fome Zero, serão destinados, inicialmente, R$ 7 milhões para produção sustentável, beneficiamento e comercialização de alimentos, produtos agroextrativistas e artesanais em mais de 76 comunidades em todo o país. As comunidades, localizadas em áreas consideradas prioritárias, foram selecionadas no início deste mês, durante oficina de trabalho com representantes de organizações e lideranças indígenas, técnicos do Ministério do Meio Ambiente, Funai, Funasa, Embrapa e organizações não governamentais. A escolha levou em consideração questões como escassez de água e acesso dificultado, falta ou insuficiência de produção agrícola, e degradação ambiental acentuada das terras.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source