From Indigenous Peoples in Brazil

News

São Sebastião tem vazamento em oleoduto

13/02/2012

Fonte: OESP, Vida, p. A15



São Sebastião tem vazamento em oleoduto

REGINALDO PUPO

Um vazamento de petróleo em um oleoduto no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Transpetro/Petrobrás em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, interrompeu a transferência do produto para as refinarias de Cubatão e São José dos Campos por pelo menos dois dias. O vazamento foi interno e não há registro de óleo no mar. O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira, mas somente no sábado a Transpetro no Rio de Janeiro, órgão da Petrobrás responsável pelo transporte de petróleo e derivados por via marítima,confirmou o vazamento.
Desde então, as operações para as refinarias foram suspensas. Segundo a estatal, foram encontrados "indícios de óleo" em uma bomba localizada em uma bacia de contenção de um dos tanques dentro do terminal. Os reparos começaram no sábado, diz a empresa por meio de nota.
Funcionários que preferiram não se identificar afirmaram que o vazamento foi"grande"e que o oleoduto teria fissuras. "Vários caminhões de sucção foram usados para retirar o óleo, mas não deram conta", disse um deles.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) não havia sido comunicada pela empresa até ontem, assim como a Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião. A reportagem não conseguiu contato com a Agência Nacional do Petróleo.
O último grande vazamento de petróleo em oleoduto em São Sebastião ocorreu há 8 anos. O rompimento foi detectado no Parque Estadual da Serra do Mar, na Praia do Guaecá, a 4,5km acima do nível do mar. O petróleo vazou por seis horas e atingiu três rios e a praia. O oleoduto, que atendia à Refinaria de Cubatão, tinha sinais de fadiga.
Ampliação. A Transpetro/Petrobrás não informou as causas do acidente atual, a quantidade de petróleo vazado nem a destinação do produto recolhido.
O fato ocorreu no mesmo dia em que a empresa anunciou ao Conselho do Meio Ambiente de São Sebastião um projeto para ampliar os píeres de atracação de petroleiros no Canal de São Sebastião, obra que depende de licenciamento ambiental. Segundo a secretaria, a licença do terminal marítimo venceu em 2010.Sua área ocupa 60% do território central de São Sebastião.
O Tebar é o maior terminal marítimo da América Latina e responde por algo entre 55% e 60% do petróleo consumido no País. Seu parque possui dezenas de tanques que armazenam petróleo e derivados provenientes da exploração da Bacia de Campos (RJ) e do exterior.

OESP, 13/02/2012, Vida, p. A15
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source