From Indigenous Peoples in Brazil

News

Condisi Vilhena, em Rondônia, elege primeira mulher para assumir presidência

15/10/2011

Fonte: Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/



O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Vilhena, em Rondônia, elegeu pela primeira vez uma mulher indígena para assumir a presidência.

A Chapa 2, composta pela presidente eleita Elizabete Cinta Larga e o vice Fernando Dywuru (Rikbatska) recebeu 19 votos. Enquanto a Chapa 1 representados Humberto Ozório Terena e Anderson Sabanê receberam quatro votos. Estiveram presentes para o pleito eleitoral 23, dos 24 conselheiros aptos a votar.

Segundo a presidente eleita, Elizabete Cinta Larga, que representa a segunda maior etnia da região, com mais de 1.500 índios (16%) dos mais de 7 mil indígenas do total da população do local, a união entre polos base e conselhos locais vai ser o primeiro passo para o fortalecimento da saúde. "Temos que articular as gestões de todos os pólos base junto às nossas lideranças, dessa forma a união entre as etnias deve ser primordial para o andamento dos trabalhos. Sabemos das dificuldades, mas durante essa nova gestão poderemos melhorar questões como falta de transporte e qualificação dos profissionais de saúde indígena", destacou.

Para a Chefe do DSEI Vilhena, Alda Uchôa, a eleição do Condisi foi um momento histórico. "Foi muito importante esta eleição. A forma democrática, transparente e participativa durante esses dois dias preconiza um dos pilares da Sesai. Me sinto honrada de ter como a nova presidente do Conselho a Elizabete. Eu já a conheço, sei do seu empenho e trabalho para apoiar as ações do DSEI", ressaltou.

O vice-presidente eleito, Fernando Dywuru, também lembrou da união dos povos da região do DSEI Vilhena para fortalecer o atendimento básico de saúde e implementar novas políticas para a saúde indígena. "Vamos procurar não atender pequenos grupos, mas sim a maioria indígena que quer o fortalecimento das ações de saúde. Temos que resgatar o respeito às antigas lideranças indígenas, como os pajés e caciques. É por eles que nos criaram e por nossas crianças que queremos melhorar o atendimento da saúde do nosso povo", argumentou.

Para efetivar a nova presidente do Condisi, a Chapa 2 recebeu 78% dos votos. Segundo o regimento interno do Conselho, para a aprovação, o presidente eleito deve receber no mínimo 50% dos votos, mais um. O mandato vale por dois anos. Atualmente quem assumia a presidência era Nelson Mutzie.


Fortalecendo a saúde indígena

Entre os mais de 100 participantes que estiveram presentes nos dois dias de reunião do Conselho uma fala de uma das lideranças indígenas presentes fortalece a importância da Sesai junto à comunidade indígena.

Para a liderança Henrique Suruí (de mesma etnia do sobrenome), ajudar a fortalecer a saúde indígena é ajudar a preservar o país e suas florestas. "A saúde significa a vida do ser humano. Quando falam que nossas florestas (destacando a Amazônia) é o pulmão do mundo esquecem dos índios que lá vivem. Por isso a importância de cuidar da nossa saúde. Pois, somos nós que ajudamos a preservar tudo que existe dentro das florestas", esclareceu.


http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=38198
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source