From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios acusados de morte são transferidos para evitar invasão de cadeia

13/07/2011

Autor: Ivan Pereira e Marcelo Guedes

Fonte: 24 Horas News - http://www.24horasnews.com.br/



Os três indígenas que estavam presos na Cadeia Pública de Juína, sob a acusação de terem matado Francisco Alvacir Gomes, 54 anos, na noite da última segunda-feira, 11, em um bar na Avenida 09 de Maio, no centro de Juína, Noroeste do Estado, foram transferidos para outra cidade, não revelada. A informação dá conta que essa medida foi necessária, tendo em vista que um grupo de índios estava arquitetando e planejando invadir a Cadeia Pública de Juína na tentativa de resgatar os três detidos.

O líder indígena Dalaimacê, da etnia Ena-Wene-Nawe, afirmou que não admitem a prisão dos acusados, já que segundo eles, o crime foi em legítima defesa. "A vítima estava ameaçando Jair (líder indígena preso) há algum tempo. No bar a vítima chegou armada com uma faca e desferiu um golpe" - explicou.

Ele já estava mobilizando centenas de índios de diversas etnias da região. "Comunicamos nossos parentes que devem chegar até quinta-feira, para resgatar os presos" - contou. Caso não sejam atendidos, os índios prometem destruir a cadeia. "Vamos quebrar tudo e liberar todo mundo" - alertou.

Apuramos ainda que ontem mesmo os indígenas resolveram não invadir a cadeia, a recuada ocorreu após reunião com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Juína.

Ao que tudo indica, a juíza substituta Elza Yara Ribeiro Sales se reunirá na tarde de hoje com representantes indígenas para esclarecer a situação e decidir que medidas serão tomadas de agora em diante. O coordenador da Funai de Juína, Antônio Carlos de Aquino, que está em Cuiabá, informou que já se reuniu com o procurador federal do órgão, solicitando a petição para o relaxamento da prisão. O procurador aleg

http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=376750
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source