De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

 MPF/PE discute ocupação de terras por tribo indígena

16/11/2010

Fonte: MPF PE - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Objetivo de reunião realizada foi de tentar solucionar o impasse de terras ocupadas pelos Truká e agricultores da Associação Fonte da Vida

O Ministério Público Federal em Petrolina (PE) promoveu reunião, no último dia 11, com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Paulo Afonso (BA), da Associação Fonte de Vida e da tribo indígena Truká. O objetivo do encontro foi tentar solucionar o impasse de terras ocupadas pelos trukás, que atualmente compartilham áreas pertencentes à Associação Fonte de Vida, em Sobradinho (BA).

Até que a Funai providencie terras exclusivas para os índios, a fim de desenvolver sua cultura imemorial, como forma de solucionar o impasse, o MPF propôs à associação tolerar a permanência dos indígenas numa área sem cultivo, num campo do seu próprio terreno, desocupando o espaço destinado à construção de oito casas dos associados, cujo material foi obtido por financiamento público (BNDES).

Em troca, a Funai deveria providenciar a estrutura necessária para a rede de irrigação da terra destinada aos índios (de custo próximo a R$ 20 mil), regularizar o fornecimento de cestas básicas e adquirir uma bomba d'água para possibilitar a irrigação, entre outras obrigações. Entretanto, a Funai não forneceu o material para viabilizar o projeto de irrigação, além de também não ter cumprido outros compromissos firmados. Além disso, os índios também não saíram da área que tinham prometido, e a Associação, ante o pacto quebrado, afirmou que não mais colaborará para o convívio harmônico com os índios.

O impasse das terras ocupadas pelos trukás é objeto de inquérito civil público instaurado pelo MPF para apurar a questão. Como o posicionamento da Funai sobre o tema não foi satisfatório, o procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Jr., que acompanha o caso, irá tomar as medidas judiciais cabíveis contra a autarquia, seja para buscar uma solução temporária relativa ao caso, seja para garantir a aquisição de terras definitivas aos indígenas nas áreas sondadas em Sento Sé (BA).

Procedimento administrativo n: 1.26.006.000013/2006-61

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-pe-discute-ocupacao-de-terras-por-tribo-indigena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.