De Pueblos Indígenas en Brasil

News

 Índios bloqueiam BR 364 contra extinção da Funai

01/02/2010

Autor: Claudinete Miranda

Fonte: Diário da Amazônia - http://migre.me/iPIR




Etnias ficarão a 300 quilômetros de distância do escritório mais próximo

Quatro etnias indígenas fecharam a BR 364, sentido 364 nas proximidades da Faculdade Faro, na manhã de hoje. A manifestação reuniu cerca de 150 índios das tribos Karitiana, Kassupá, Kaxararí e Karipuna, que protestaram contra o fechamento da unidade administrativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Porto Velho. Servidores da Fundação e sindicalistas também estavam presentes em apoio ao movimento. Os índios protestaram através de faixas com escritas que demonstravam indignação e distribuíram panfletos para quem transitava pela rodovia. O movimento foi pacifico, durou por toda a manhã e os veículos não foram impedidos de trafegar, foram parados apenas para receber os panfletos.

Decreto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto 7.056 em dezembro do ano passado que extinguia 24 unidades nacionais e postos indígenas. Porto Velho está incluído na retirada da unidade, em todo o estado ficarão funcionando somente os postos de Guajará Mirim, Jí - Paraná e Cacoal. De acordo com o representante da Associação dos Servidores da Funai, Anderson Sales de Moraes, o protesto foi de iniciativa dos grupos indígenas para explicar à sociedade o que está acontecendo com o índio.

O pedido dos manifestantes é que seja criada uma administração estruturada da Fundação novamente na Capital. A Funai é o órgão que tutela o índio, o acesso é assegurado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) 169 e pelo Estatuto do Índio. "Essa é uma decisão inconstitucional, pois está desrespeitando o direito do índio que está garantido em seu Estatuto", explicou Anderson. Caso uma nova administração não seja reestruturada em Porto Velho, os índios da região ficarão subordinados à Funai dos três municípios restantes e as mais próximas ficam há mais de 300 quilômetros de distância do território das etnias. A situação se complica para o índio que precisar da Funai para resolver seus problemas pessoais.

Servidores

Anderson explicou que com a retirada da unidade tanto os índios quanto os servidores saem perdendo. No caso do trabalhador, a situação se complica porque o mesmo é obrigado a encontrar outro órgão que esteja ligado ao Ministério da Justiça e que esteja voltado para a área indígena. Caso isso não aconteça, o servidor perde 52% do salário que está baseado em benefícios trabalhistas.

"Esse é um problema nacional e já estamos nos mobilizando para pedirmos uma representação contra o decreto", informou. A preocupação dos trabalhadores está em conseguir o lugar para trabalhar sem sofrer perdas salariais. Segundo o representante, a Funai em Porto Velho está instalada desde a década de 70 e construiu uma história de trabalho com os índios, seria uma falta de respeito com a história do órgão e principalmente com os trabalhadores e tribos indígenas.

Por: Claudinete Miranda
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source