De Pueblos Indígenas en Brasil

News

 Governo atrela aumento de casos de malária na Terra Yanomami à realização de mais exames

08/02/2025

Fonte: Valor Econômico - https://valor.globo.com/



Governo atrela aumento de casos de malária na Terra Yanomami à realização de mais exames
Intimado pelo STF, Executivo diz que entre o primeiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2023 houve uma diminuição de 35% nas mortes de yanomamis pela doença

Gabriela Guido

08/02/2025

O governo federal afirmou, em nota divulgada pela Casa Civil neste sábado (8), que o crescimento do número de casos de malária no território Yanomami é consequência do aumento da realização de exames para diagnosticar a doença. Em despacho na última quinta-feira (6), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deu 10 dias para a União se manifestar sobre o tema.

"Com a ampliação da busca ativa e do acesso ao diagnóstico oportuno e tratamento, houve aumento de 73% no número de exames de malária realizados e, consequentemente, também aumento dos casos reportados, mas com queda de letalidade", disse o governo sobre o aumento de casos de malária.

Após provocação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Barroso intimou a União a se manifestar, até o dia 16, sobre a "manutenção da conjuntura de emergência sanitária existente na Terra Indígena Yanomami, sobretudo no que se refere ao aumento no número de contaminação por malária".

No território, segundo a Apib, houve um crescimento de 27% no número de casos de malária entre 2023 e 2024, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Na manifestação, o Ministério da Casa Civil destacou que houve uma diminuição de 27% das mortes de indígenas yanomamis no primeiro semestre de 2024 em relação ao primeiro semestre de 2023. As quedas de óbitos por malária caíram 35%, segundo o governo.

A Apib ainda alegou falta de transparência da pasta em relação à emergência sanitária no local, destacando que, hoje, os relatórios sobre a situação divulgados pelo ministério são semestrais. Em resposta, a Casa Civil disse que enviará esclarecimentos ao STF no prazo determinado e que assegura "o compromisso com a transparência e a continuidade das ações".

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em 13 de janeiro em Boa Vista, Roraima, para tratar da saúde dos yanomamis. A visita aconteceu cerca de dois anos depois que o governo, no início de 2023, declarou emergência de saúde pública no território Yanomami.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/02/08/governo-atrela-aumento-de-casos-de-malaria-na-terra-yanomami-a-realizacao-de-mais-exames.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source