De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

 A Política Estadual de Saúde Indígena tem como objetivo o atendimento às etnias Pataxó, Pankararú, Xucurú Kariri, Maxakali, Mokuriñ, Kaxixó, Krenak e

02/05/2017

Fonte: Olhae olhae.net



A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta terça-feira (02/05), em Belo Horizonte, reunião do Grupo Condutor da Política Estadual de Saúde Indígena. Estiveram presentes lideranças indígenas de diferentes etnias presentes no estado, além de gestores municipais e estaduais.
A Política Estadual de Saúde Indígena tem como objetivo o atendimento às etnias Pataxó, Pankararú, Xucurú Kariri, Maxakali, Mokuriñ, Kaxixó, Krenak e Xacriabá. No primeiro semestre de 2016, a SES-MG finalizou uma série de visitas técnicas aos municípios com jurisdição indígena, resultando na criação da nova Política de Saúde Indígena, pautada no diálogo e respeito à tradição.
A liderança indígena do município de Carmésia, Alexandre Pataxó, falou sobre a importância do diálogo na construção de políticas públicas voltadas para esses povos. "É importante que o gestor conheça as aldeias, faça um trabalho corpo a corpo. A liderança precisa olhar no olho do gestor. Por isso as comunidades sentem esse impacto positivo de avanço e agradecemos essa busca pelo diálogo", explica.
De acordo com a Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Maria Turci, a Política Estadual de Saúde Indígena busca assegurar o acompanhamento e a atenção à saúde da população indígena aldeada no estado. "O objetivo é garantir o acesso ao serviço de saúde com qualidade e, ao mesmo tempo, valorizar suas tradições e costumes", afirma.



https://olhae.net/saude/a-politica-estadual-de-saude-indigena-tem-como-objetivo-o-atendimento-as-etnias-pataxo-pankararu-xucuru-kariri-maxakali-mokurin-kaxixo-krenak-e
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.