De Pueblos Indígenas en Brasil

News

 Programa Mais Médicos permite que reserva indígena no Pará tenha médico exclusivo

30/12/2015

Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS - www.paho.org



Reserva Indígena Trocará, 30 de dezembro de 2015 - A Reserva Indígena Trocará está localizada a 24 km ao norte do município de Tucuruí e a aproximadamente 432 km de Belém, capital do Estado do Pará. Com 21.722 hectares de terra, abriga quatro aldeias e conta com pouco mais de 800 habitantes das etnias Asurini, Anambé e Amanaé. Pela primeira vez, a reserva conta com médico exclusivo. Desde março de 2014, o cubano Michel Almaguer Riberón, integrante do Programa Mais Médicos, atende a comunidade.

"Para mim, é uma experiência única na vida, porque a gente só conhecia índios por literatura, por livros. É uma experiência inigualável na riqueza cultural que eu estou conhecendo. E eu estou fazendo também o curso de Antropologia em Saúde, dentro da especialidade de Saúde Indígena, que forma parte do nosso trabalho no Programa Mais Médicos. "

A rotina de Michel inclui o atendimento a mais três aldeias dentro da reserva, além da aldeia principal, Trocará. O médico permanece por uma semana dentro da reserva fazendo as visitas. Ao final deste período, retorna ao município de Tucuruí, onde faz o curso de especialização, resolve questões administrativas de saúde das aldeias e tira seus dias de folga, até retornar para mais uma semana dentro da reserva.

"Para nós indígenas, o atendimento ficou muito bom com o Programa Mais Médicos. Porque antes a gente tinha que ir para o município, tentar marcar uma consulta, tentar uma ficha para um clínico geral. A gente não tinha esse privilégio, de ter um médico dentro da área. Mas com a vinda do Programa se tornou mais fácil para a gente conseguir atendimento e medicamento", diz Waitahoa Assurini, presidente do Conselho Regional Indígena da Reserva Trocará.

O cacique da Aldeia Trocará, Jakamiramé Assurini, só fala tupi e precisou de uma intérprete para dar seu depoimento. Ele disse que ter um médico na aldeia é muito bom porque ele está cuidando da saúde dos índios e que antes não havia como o seu povo fazer tratamento com remédios. O cacique afirmou que, antes da chegada de Michel, os índios morriam mais facilmente.

Segundo o médico cubano, os maiores problemas da comunidade indígena são anemia por déficit nutricional, parasitismos, disenteria e a falta de higiene e condições precárias de vida. Além de combater diretamente as doenças, Michel faz palestras de conscientização nas aldeias. "É uma experiência que nós aprovamos. Foi muito boa a presença dele aqui. Ele é um parceiro da escola, e teve a excelente ideia de dar palestras sobre saúde para os alunos", diz o professor da reserva, Wairemoa Assurini.

O médico cubano conta que os índios são muito reservados, muito fechados ao diálogo e que no início é muito difícil conseguir a confiança deles. "Até para eu me aproximar deles era difícil no começo. Você tem que ir devagar e ter muita atenção e cuidado com eles. Mas, quando eu finquei o pé aqui nessa aldeia, senti que fui muito bem acolhido por eles, até o dia de hoje".

"A gente realmente aprova a presença dele aqui. Ele foi uma pessoa que não mediu esforços para ajudar a comunidade. E, no que depender da gente, e eu falo em nome das lideranças e dos caciques, ele vai ficar aqui para o resto da vida, porque ele está fazendo um excelente trabalho para os índios", elogia o professor Wairemoa.

O Programa Mais Médicos está presente em todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Brasil, contando com 292 médicos cubanos.

A previsão é de que o médico Michel Almeguer Riveron permaneça até março de 2017 trabalhando no país.


Série Mais Médicos - Vídeo


A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil estruturou uma série de reportagens sobre o Programa de Cooperação Técnica Mais Médicos. A cada edição será apresentado um vídeo mostrando a experiência do programa em alguma região do país.

O objetivo dos vídeos é refletir, em linhas gerais, o andamento da cooperação, desde a chegada dos médicos cubanos, o processo de formação, a integração com outros profissionais, a percepção da população, os resultados obtidos, os avanços, os processos de inovação e a troca de experiências.

Neste vigésimo quinto episódio, Reserva Trocará - PA, o vídeo mostra a opinião do Presidente do Conselho Regional Indígena da Reserva Trocará, do cacique da aldeia, do professor indígena e do médico em exercício.

Programa Mais Médicos permite que reserva indígena no Pará tenha médico exclusivo


O Programa Mais Médicos


O Mais Médicos é um Programa de saúde lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Federal, cujo objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.

Médicos brasileiros tiveram prioridade em preencher as vagas do programa. As vagas remanescentes foram oferecidas primeiramente a brasileiros formados em universidades no exterior e em seguida a médicos estrangeiros, que trabalham sob uma autorização temporária para praticar Medicina, limitada à provisão de atenção básica de saúde e restrita às regiões onde serão direcionados pelo Programa.

A OPAS/OMS no Brasil e o Ministério de Saúde assinaram um Termo de Cooperação para colaborar na expansão do acesso da população brasileira à atenção básica de saúde. O termo inclui diversas linhas de ação, desde documentar, disseminar informação a prover aconselhamento técnico e apoio à capacitação e treinamento continuado aos médicos selecionados, seguindo as recomendações do Código Global de Práticas em Recrutamento Internacional de Pessoal de Saúde da OMS. A OPAS/OMS também assinou um Acordo de Cooperação de natureza similar com o Ministério de Saúde Pública de Cuba.

Os médicos cubanos trabalham nos municípios que não foram selecionados por nenhum médico (brasileiros ou estrangeiros) nas primeiras rodadas de recrutamento. A maioria destes municípios tem 20% ou mais da população vivendo em extrema pobreza, e a maior parte deles está nas regiões Norte e Nordeste do país. Todos os médicos fazem um treinamento de três semanas de duração, uma semana de acolhimento nos estados aos quais serão destinados e um módulo de avaliação.

http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4972:programa-mais-ma-copy-dicos-permite-que-reserva-inda-gena-no-para-tenha-ma-copy-dico-exclusivo&Itemid=827
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source