De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

 Jogos Mundiais Indígenas enfrentam boicote em protesto contra governo

16/10/2015

Autor: Mariana Schreiber

Fonte: BBC Brasil - www.bbc.com



No embalo da Copa do Mundo e da Olimpíada, o Brasil sediará outro evento esportivo internacional: os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que começam na próxima semana em Palmas, no Tocantins, com participação de cerca de 5 mil competidores do Brasil e de outros 22 países.



Assim como as outras duas competições, os jogos indígenas também estão cercados por polêmicas - enquanto são festejados por alguns povos, sofrem boicote de outros.

Duas etnias do Tocantins que haviam sido convidadas para o evento, os Krahô e os Apinajé, decidiram não participar e divulgaram notas com críticas ao governo e ao Congresso Nacional.

Os Guarani-Kaiowá estão divididos: haverá uma delegação da etnia, mas algumas lideranças também criticaram o evento em uma carta.

Em entrevistas à BBC Brasil, Antônio Apinajé e Renato Krahô disseram que "esse não é o momento de festejar", já que povos indígenas vêm enfrentando "um momento difícil", com a demora na demarcação de terras, conflitos violentos com fazendeiros e invasões de territórios já homologados por madeireiros e garimpeiros.

Eles reclamam ainda do sucateamento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e acusam o governo de usar os Jogos para desviar o foco desses problemas.

"Os povos indígenas estão vivendo alguns problemas graves. O volume de dinheiro que está sendo gasto (com os Jogos) podia estar sendo investido em saúde, na demarcação de terras, no monitoramento (dos territórios demarcados), pois tem muita terra sendo invadida. Aí o governo inventa um evento desse, usando a imagem dos índios para dizer que está tudo bem", critica Apinajé.

Para ele, os Jogos não trarão benefícios para os povos indígenas e são "um circo para turista ver". Krahô reclama que os povos do Tocantins não teriam sido convidados para participar da organização do evento e diz que o objetivo principal é movimentar a economia de Palmas.

"Quem vai sair ganhando com os Jogos é a cidade de Palmas, os restaurantes, hotelaria, e nós indígenas, que somos os protagonistas, vamos lá e depois voltamos do mesmo jeito que fomos", diz.

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151015_jogos_mundiais_indigenas_boicote_ms_rb
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.