De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígenas pedem demarcação de terras

14/08/2015

Fonte: Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br



Demarcação de terras indígenas. Esse foi o tema do encontro ocorrido na última quinta-feira(13) entre representantes dos povos indígenas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, presidente da Funai, João Pedro e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA, Secretaria Geral da Presidência da República- SG e Secretaria Executiva da Casa Civil.

Para o representante da Articulação dos Povos indígenas do Brasil - Apib, Lindomar Terena, que junto com a delegação de aproximadamente cem indígenas chegaram à Brasília na segunda-feira (10) para pedir a demarcação de seus territórios, "é impossível esperar a vida inteira para o governo federal demarcar as terras indígenas". Segundo Lindomar o povo já está cansando e só resta à eles a auto demarcação.

Lindomar falou dos povos que vivem em acampamentos à margem da rodovia do Mato Grosso do Sul e pediu que os governantes não deixem que os indígenas continuem morrendo.

Segundo o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo é preciso ter cautela e manter o diálogo, para evitar novas judicializações. José Eduardo salientou que o Governo tem claro o compromisso com o direito dos povos indígenas e explicou que a Portaria 303/2012 da Advocacia Geral da União, que trata sobre ampliação de Terras Indígenas está com efeitos suspensos.

José Eduardo falou, "eu quero nossos heróis indígenas vivos", e garantiu que a carta dos povos indígenas, entregue aos membros que compuseram a mesa, será encaminhada à todos os ministros. Na carta, assinada por representantes indígenas dos povos Guarani e Kaiowa, Guarani Nhandeva, Terena, Kinikinau, Kadiweu e Atikum do Mato Grosso do Sul e Kaingang e Guarani Mbya do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os indígenas pedem o que chamam de compromisso prático e respostas precisas e objetivas em relação as demandas e exigências apresentadas.

Entre as exigências está o pedido ao Ministério do Planejamento, de recursos para a manutenção e montagem dos Grupos de Trabalho, para a identificação, delimitação, desintrusão e demarcação dos territórios; à casa Civil, que se empenhe no cumprimento da Constituição fazendo gestão junto à presidente Dilma pela demarcação e homologação dos territórios; ao MDA, que o Incra assente os colonos na desintrusão; à AGU, a imediata revogação da Portaria 303.

Os indígenas também pediram o reaparelhamento da Funai e ainda que o MJ promova a justiça, não deixando impune os assassinatos das lideranças indígenas e que promova a real proteção das terras e comunidades indígenas.

Ao final do encontro o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), propôs que seja marcada uma reunião de trabalho entre os representantes dos órgãos presentes, parlamentares e as lideranças indígenas para dar continuidade à discussão ao pleito apresentado .

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3387-indigenas-pedem-demarcacao-de-terras
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source