De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

 Quando os índios deixaram de ser selvagens

25/09/2013

Fonte: Veja 45 anos, set. 2013, p. 188-193



Documentos anexos


Quando os índios deixaram de ser selvagens
O fotógrafo Pedro Martinelli volta a Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso onde registrou, em 1973, o primeiro contato dos irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas com os índios panarás

Leonardo Coutinho
Pedro Martinelli (fotos)

Olhar do homem de sandálias de borracha, camiseta de algodão e agasalho Adidas que caminha sobre a serapilheira na foto ao lado não expressa a surpresa do homem nu, em meio à natureza intacta, com alargadores nas orelhas e arco e flechas na mão que aparece nas páginas anteriores. A expressão endurecida contrasta com o assombro de sua feição boquiaberta ao encarar diretamente o fotógrafo. São instantâneos de um extraordinário e irreversível fenômeno: a contaminação, maldita e bendita, do mundo primitivo pelo civilizado.
Quatro décadas separam as duas imagens de Sôkriti, o primeiro índio a se mostrar, em 1973, para os irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas, depois de cinco anos de expedição à procura dos lendários "índios- gigantes". Trinta metros separavam Sôkriti do fotógrafo Pedro Martinelli, porém quase cinco séculos distanciavam as culturas que ali se encaravam.

Íntegra da notícia em pdf.

Veja 45 anos, set. 2013, p. 188-193
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.