De Pueblos Indígenas en Brasil

News

 MPF na Comunidade em Lábrea (AM) termina com três recomendações e 65 atendimentos

02/08/2013

Fonte: MPF/AM - http://noticias.pgr.mpf.mp.br/



Atividades do projeto foram realizadas no município desde a última segunda-feira, 29 de julho; recomendações pedem educação, saúde e seguridade social para comunidades tradicionais

A terceira edição do projeto MPF na Comunidade se despediu nesta sexta-feira, 2 de agosto, do município de Lábrea (a 700 quilômetros a sudeste de Manaus), após uma semana de atividades, com a expedição de três recomendações voltadas para assegurar o acesso à educação, saúde e seguridade social a comunidades tradicionais extrativistas e com a realização de 65 atendimentos a cidadãos que buscaram a equipe do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM).

Em visita de inspeção à Gerência Executiva do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) em Lábrea, o MPF/AM constatou a ausência de médicos peritos atuando no município e a recusa em receber solicitações de benefícios previdenciários que dependam de perícia. Diante da situação, o MPF/AM recomendou ao gerente-executivo local do INSS a disponibilização permanente de médico perito no posto de atendimento em Lábrea e o recebimento e análise de todos os pedidos de concessão de benefícios previdenciários, independente da forma como são apresentados e da existência de médico perito em atividade na gerência. O prazo para acatamento e resposta ao MPF é de dez dias.

Os problemas de atendimento em saúde e de infraestrutura física da única escola da área e de transporte escolar, relatados por lideranças das comunidades tradicionais localizadas nas Reservas Extrativistas (Resex) Ituxi e Médio Purus, em reunião com o MPF/AM, também foram tema de outras duas recomendações expedidas e entregues ainda durante a estada em Lábrea.

Na área da saúde, ausência de postos de saúde, inexistência de deslocamento de emergência e falta de medicamentos foram as principais reclamações dos comunitários. Durante inspeção na estrutura física disponível para atendimento, foi constatada a impossibilidade de uso da ambulância fluvial para transporte de pacientes. Entre outras medidas, o MPF/AM recomendou ao município de Lábrea a contratação de quatro ambulâncias fluviais adequadas e equipadas no prazo de até 60 dias, além do fornecimento regular de medicamentos de atenção básica e apresentação de cronograma para instalação de polos base de saúde na região em até 30 dias.

A precariedade da situação de funcionamento da escola existente na comunidade da Resex Ituxi foi constatada pelo MPF/AM, também em visita realizada durante a estada do projeto MPF na Comunidade em Lábrea. No local, a equipe do órgão verificou que as crianças têm aulas em uma casa de farinha com o chão em terra batida e são transportadas em embarcações sem qualquer segurança. Na recomendação à Prefeitura de Lábrea, o MPF/AM solicitou a adequação da infraestrutura física da escola em até 60 dias, a realização de concurso público para contratação de professores na rede municipal e a realização de transporte escolar condizente com a situação das comunidades ribeirinhas e com as mínimas condições humanas de segurança e conforto.


Atendimentos - Desde a chegada em Lábrea, na última segunda-feira (29) até ontem (1o), o MPF/AM prestou atendimento a 65 pessoas que buscaram orientações e levaram reclamações e denúncias ao órgão. Perseguição política, ausência de repasse de contribuições previdenciárias, reclamações sobre a infraestrutura da cidade e até casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram relatados nesses atendimentos. Todos os casos recebidos serão apurados pelo MPF ou encaminhados aos órgãos competentes.

Os procuradores da República Julio José Araujo Junior e Tatiana de Andrade Dornelles e o grupo de servidores participantes da terceira edição do projeto realizaram ainda inspeções na Casa de Saúde do Índio (Casai) de Lábrea e no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Purus, visitaram a aldeia Novo Paraíso, na Terra Indígena Catitu, realizaram novas palestras para crianças com o projeto Turminha do MPF nas Escolas e participaram de reuniões com as comunidades Tauaruã e Cainaã, que buscam regularização da situação fundiária das terras onde vivem.



http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/mpf-na-comunidade-em-labrea-am-termina-com-tres-recomendacoes-e-65-atendimentos/?searchterm=%C3%ADndio
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source