De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Produções com temática indígena

16/07/2010

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br



A terceira edição do Vídeo Índio Brasil (VIB) vai contemplar cidades de todos os estados brasileiros. O festival acontece de 31 de julho a 7 de agosto com exibição de filmes com temática indígena em 112 cidades. Boa Vista é a única de Roraima onde será realizada a mostra.

A promoção local é do Coletivo Arteliteratura Caimbé, com apoio do Sesc Roraima. Durante a mostra, a partir das 20h, o Vídeo Índio Brasil vai apresentar no Cine Sesc Mecejana uma programação com diferentes filmes. A entrada é franca.

Desde 2008, o VIB é realizado em Mato Grosso do Sul tendo Campo Grande como cidade sede. Este ano são 14 longas e curta-metragens nas categorias documentário, ficção e animação com produções realizadas por índios e não índios que mostram, por meio do audiovisual, peculiaridades das culturas indígenas de todo o país.

"É a segunda vez que trazemos uma mostra nacional de vídeos para Roraima. Em 2009 foi uma com animações, exibida em Alto Alegre. Este ano é a vez da cultura audiovisual indígena. São filmes interessantes para as etnias, acadêmicos e para a comunidade. Afinal, vivemos numa capital com milhares de indígenas e seus descendentes", afirma Edgar Borges, organizador local do VIB.

Além dos filmes, haverá exposição de artes plásticas e artesanato de artistas indígenas. A relação dos filmes e as sinopses podem ser conferidas no blog www.literaturacaimbe.blogspot.com. A escola que quiser agendar a participação de seus alunos em alguma das sessões pode fazê-la pelo telefone 9111 4001.

VIB 2010
O objetivo do festival é fortalecer e divulgar a temática indígena no Brasil. "O Vídeo Índio Brasil tornou-se um dos principais programas referentes à difusão das culturas indígenas no país. Como o Brasil é signatário da Convenção Mundial da Diversidade Cultural, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estamos dando nossa contribuição", resume o idealizador e diretor do VIB, o produtor cultural Nilson Rodrigues.

Entre os filmes estão "Terra vermelha", de Marcos Bechis, que trata dos conflitos de terras dos Guarani-Kaiowá em territórios indígenas de Mato Grosso do Sul. "Corumbiara", de Vincent Carelli, premiado documentário brasileiro vencedor do Kikito no Festival de Gramado 2009 que denuncia o massacre dos índios Akuntsu e Kanoê (Rondônia). Já o vídeo "Indígenas Digitais" tem participação de representantes da etnia Macuxi falando sobre o uso da internet na busca de melhorias para a comunidade.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=90564
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.