De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Comunidades indígenas, quilombolas e RENs recebem barcos e veículos

11/03/2010

Autor: Meyre Santos

Fonte: Rondôniagora - http://migre.me/nMVc



O vice- governador de Rondônia, João Cahulla, acompanhado pela Secretária de Estado a Educação, Marli Cahula, fez a entrega na tarde desta quarta-feira, na Escola Major Guapindaia, de veículos e barcos com motores para a comunidade indígena beneficiando as etnias Tupari, Aruá, Makurap, Campé, Canoé e Arikapú do município de Alta Floresta; Cabixi, Campe, Canoé, Cão Oro At, Cassupá, Jaboti, Makurap, Oro At Oro Eo, Oro Mon, Oro Não, Oro Waje, Oro Waam, Oro Xijein, Oro Wari, Aruá pertencentes ao município de Guajará-Mirim e Karipuna de Porto Velho. Os barcos serão utilizados no transporte de alunos e professores para a escola. Segundo o vice-governador Cahulla as regiões contempladas com o barco são de difícil acesso.

"Levar educação a regiões de difícil acesso não é tarefa simples. Em nosso governo priorizamos as visitas in loco, para assim conhecermos a realidade de perto destas comunidades indígenas e quando lá chegamos vimos a importância que tem esse meio de transporte", salientou Cahulla.

As comunidades quilombolas também foram beneficiadas. "Estamos entregando hoje um barco motor e carreta para atender os quilombolas do distrito de Rolim de Moura do Guaporé em Alta Floresta, do Forte Príncipe da Beira e Surpresa em Costa Marques e Pedras Negras e Santa Fé em São Francisco do Guaporé".

João Cahulla disse ainda que as Representações de Ensino de Pimenta Bueno, Urupá, Cacoal, Guajará-Mirim e Rolim de Moura receberam uma caminhonete cada e as Secretarias Regionais de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto d'Oeste, Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena receberam um veículo tipo gol cada uma.

"Um investimento total de um milhão e trezentos e setenta e três mil reais, que irá beneficiar estas comunidades dando acesso à educação e tudo com recursos próprios", ressaltou o vice-governador.

Conforme a Secretária Marli Cahulla, isso é resultado de muito trabalho e grandes parcerias. "Este é um dos diferenciais neste governo que priorizou a educação como um todo", disse Marli

Em seu discurso Marli falou dos grandes investimentos que o governo tem feito na educação e destacou que já está sendo encaminhado projeto de lei à Assembléia Legislativa que contempla uma gratificação de 200 reais para o professor de sala de aula e um aumento de 4,5% nos salários dos servidores da educação.

"Não era isso que gostaríamos de estar anunciando hoje, e sim mais do que isso, porém é o que podemos este momento. Temos garantido escolas mais confortáveis e adequadas, formação e capacitação de professores, dando acesso à educação a comunidades que vivem em áreas de difícil acesso e tudo isso é investimento e é benefício, mas não para por aqui o governo continuará investindo mais e mais", finalizou Marli Cahulla.

Fonte: Decom

Autor: Meyre Santos
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.