De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Amapá promove capacitação para comunidades indígenas

26/02/2010

Autor: Iracilda Tavares

Fonte: Governo do Estado do Amapá - http://www4.ap.gov.br/jsp/noticias/news.jsp?ref=9220&dtDay=2010-02-26



Cursos vão beneficiar indígenas das aldeias Kumené, Kumarumã e Wajãpi

A Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas (Sepi) em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreededorimo (Sete) estarão realizando durante o mês de março cursos de capacitação Corte Costura, Panificação e Manutenção de Motor de Popa. Os cursos vão beneficiar indígenas das aldeias Kumené, Kumarumã e Wajãpi.

O curso de Corte Costura ocorrerá no período de 2 a 10 de março, na aldeia Kumené, e vai beneficiar cerca de 100 mulheres indígenas que irão trabalhar na produção de roupas e artefatos. No mês passado, o Governo do Estado entregou seis maquinas de costura e peças de tecidos para a Associação das Mulheres Indígenas de Oiapoque (Amim). A capacitação vai atender mulheres indígenas das etnias Palikur, Galibi Marworno, Galiby Kalinã e Karipuna.

O curso de Panificação também iniciará no dia 2 e segue até 14 de março, na aldeia Kumarumã. Cerca de 50 indígenas de Oiapoque participarão do curso. O curso de Manutenção de Motor de Popa acontecerá no período de 22 de março a 9 de abril, na aldeia Wajãpi.

De acordo com o secretário de Políticas para os Povos Indígenas, João Neves, o Governo do Amapá investe cada vez mais na capacitação dos povos indígenas, pensando no desenvolvimento social e econômico, através de mecanismo de sustentabilidade. "Essas ações são resultado dos investimentos que o Governo vem fazendo em prol da sociedade indígenas, respeitando as tradições e suas culturas", concluiu o secretário.

Outra ação importante é o Programa Amapá Jovem do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude, que já beneficiou cerca de 50 jovens indígenas em janeiro deste ano. Em março, o Amapá Jovem deverá alcançar as aldeias kumené, Kumarumã e Manga, beneficiando aproximadamente 150 jovens. O programa deverá beneficiar pelo menos 200 jovens indígenas do Estado.

A Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas esta funcionando em novo endereço, na Avenida Padre Julio Maria Lombard n 1614, bairro Central, altos do Procon/AP.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source