De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Formação intercultural e bilíngue para professores indígenas

26/02/2010

Fonte: Página 20 (AC) - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=346208



A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Coordenação de Educação Indígena, realiza desde a última segunda-feira (22), no município de Plácido de Castro, a 10ª etapa do Curso de Formação Intercultural e Bilíngue de Professores Indígenas. A ação faz parte de uma das políticas públicas que está sendo construída no diálogo entre o governo do Estado e as comunidades indígenas.

A capacitação conflui com o Plano de Metas "Todos pela Educação", estabelecida pelo Decreto n 6.094 de 24 de Abril de 2007, e é parte integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os cursos resultam da conjunção de esforços técnicos e financeiros da União, governo do Acre e municípios do Estado.

O evento, que se estende até o próximo dia 1, reúne 223 professores indígenas das etnias Puyanawa, Nukini, Nawa, Shawãdawa, Jaminawa Arara, Apolima Arara, Manchineri, Shanenawa, Ashaninka, Madija, Katukina, Yawanawa, Shanenawa e Jaminawa.

Considerando a diversidade sóciocultural e linguística dos professores, os docentes estes sendo distribuídos em espaços formativos distintos, onde refletirão sobre temas como: Cultura, Língua indígena, Sociedade, Meio Ambiente e Saúde. Os debates serão mediados por especialistas com amplo conhecimento sobre tais temáticas que constituem questões de relevância para a construção dos projetos de futuro dessas comunidades indígenas.

Durante a realização do curso, os professores indígenas têm acesso a atendimento médico e participarão de atividades lúdicas desenvolvidas pela coordenação do evento. Essas atividades contam com apoio da prefeitura de Plácido de Castro, FUNASA, Secretaria de Saúde, Fundação Elias Mansur, Fundação Garibaldi Brasil e SETUR.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.