De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Alunos curitibanos visitam tribo indígena

28/04/2008

Autor: Cintia Végas

Fonte: Paraná Online



Ler sobre comunidades indígenas em livros de História e apostilas é enriquecedor para os estudantes de ensino fundamental e médio. Entretanto, conhecer pessoalmente uma tribo costuma ser inesquecível.

Ontem, dentro de um programa desenvolvido pela organização não governamental Aldeia do Sul, alunos de 5.ª e 6.ª séries do ensino fundamental do colégio Sagrado Coração de Jesus, de Curitiba, puderam passar pela experiência.

O encontro entre as crianças e os índios aconteceu na aldeia Cambuí, localizada no bairro Uberaba, em Curitiba, quase na divisa com o município de São José dos Pinhais. "A visita à aldeia é um evento de grande importância para a sociedade da educação formal. Na aldeia, os estudantes têm a oportunidade de aprender como vivem integrantes das três nações indígenas que existem no Paraná: Kaingang, Guarani e Xetá", disse o integrante da ong Aldeia do Sul, Juan Miranda.

Dentro da comunidade indígena, os alunos assistiram a apresentações de dança, demonstrações de pesca, de caça e de rituais. Muitas se surpreenderam com o fato de os índios que integram a aldeia usarem roupas comuns, como calça jeans, tênis e camiseta. "No colégio, já tínhamos aprendido um pouco sobre os costumes dos índios. Sobre como eles agem e sobre o que comem. Entretanto, ver tudo pessoalmente é diferente. É uma experiência muito boa e que nos faz ver o mundo de uma outra forma", afirmaram Matheus Branco, de 10 anos, e Bruna Nogueira, de 11.

Para os índios, a visita das crianças representa não só uma forma de divulgação da cultura, mas também de sobrevivência. Durante o período que passam na aldeia, os estudantes conhecem o artesanato indígena e acabam comprando colares, brincos, adereços e chocalhos para levarem para suas casas. "Gostamos muito de receber as crianças. Elas aprendem sobre nossos costumes, passam a nos entender melhor e nos ajudam a sobreviver", comentou o cacique da aldeia, Carlos Luiz dos Santos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.