De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Fortalecimento linguístico marca V Campeonato e I Olimpíada da Língua Kokama em Manaus (AM)

08/12/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou a realização do V Campeonato e da I Olimpíada da Língua Kokama - UriaKatipe!, evento dedicado ao fortalecimento, preservação e valorização da língua e da cultura Kokama. A atividade ocorreu entre 29 de novembro e 1o de dezembro de 2025, no Museu da Amazônia (Musa), em Manaus (AM).

O evento teve como objetivo promover o ensino, o uso e a transmissão da língua Kokama, fortalecendo o protagonismo indígena na preservação de conhecimentos tradicionais ao reunir participantes de diferentes gerações em celebração à identidade e aos conhecimentos ancestrais do povo Kokama. A iniciativa integra as ações promovidas pela Funai durante a Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI), proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Realizada em parceria com a Organização das Mulheres Indígenas Kokama Lua Verde, a iniciativa contou com apoio da Coordenação-Geral de Processos Educativos e Culturais (CGPec), da Diretoria de Direitos Humanos e Políticas Sociais (DHPS) da Funai.

Foram envolvidos os Centros de Língua Materna do povo Kokama na cidade de Manaus, espaços institucionais de difusão e fortalecimento da transmissão de línguas e culturas para os diferentes povos indígenas que habitam a cidade. Participaram do evento os Centros de Língua Materna Atawanã Kuarachi, Yatsi ikira, Yapiuna e Tsetsu Kamutun, além de escolas Kokama do interior do Amazonas.

Ao longo dos três dias de atividades, houve apresentações dos Centros de Língua Materna Lua Verde, Estrela da Manhã, Karuara e Atawanã Kuarachi; provas orais e escritas da I Olimpíada da Língua Kokama; além de apresentações musicais e danças tradicionais. As modalidades incluíram canto tradicional (Ikaru), poesia e declamação, dramatização de histórias indígenas, diálogo bilíngue, leitura, escrita, perguntas e respostas sobre língua e cultura, flauta e música tradicional.

A programação destacou a importância dos Ninhos de Língua, espaços comunitários e familiares dedicados à transmissão de histórias, cantos, práticas espirituais, artes tradicionais e vivências territoriais de maneira intergeracional. As categorias foram organizadas entre Ninho de Mãe e Filhos, Ninho de Pai e Filhos e Ninho de Pais com Filhos, valorizando a cooperação familiar e comunitária na transmissão do idioma.

A coordenadora-geral de Articulação de Políticas Educacionais Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Altaci Kokama, ressaltou que "a I Olimpíada e o V Campeonato da Língua Kokama consolidam anos de dedicação das famílias e centros de língua materna no fortalecimento dos Ninhos de Língua". Segundo ela, a iniciativa reafirma o compromisso das lideranças e educadores Kokama com a preservação do idioma ancestral, e todas as atividades foram guiadas pelos princípios Kokama: Respeito, Lealdade, Companheirismo, Coletividade e pelo lema Iya eran! "Educar pelo coração".

O indigenista Luiz Lages, da Coordenação-Geral de Processos Educativos e Culturais (Copec), ressaltou que a Funai acompanha e apoia há anos projetos de revitalização linguística do povo Kokama, reconhecendo-os como instrumentos fundamentais para o fortalecimento das línguas, culturas e tradições desse povo, e para a disseminação do idioma entre as novas gerações.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/fortalecimento-linguistico-marca-v-campeonato-e-i-olimpiada-da-lingua-kokama-em-manaus-am
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.