De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai realiza curso de formação para aprimorar a atuação indigenista com povos indígenas isolados e de recente contato

04/12/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promove, até o dia 12 de dezembro, um Curso de Formação em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) destinado a servidores das Coordenações de Frente de Proteção Etnoambiental (CFPE) e da Coordenação-Geral de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (CGIIRC). A iniciativa visa a formação dos servidores que atuam na política voltada aos povos indígenas isolados e de recente contato, nas atividades de localização e monitoramento dos registros de povos indígenas isolados no Brasil, além de aprimorar as políticas públicas destinadas aos povos indígenas de recente contato.

A formação começou na segunda-feira (1) no Centro Audiovisual (CAud) do Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI) da Funai em Goiânia (GO). É promovida pela Diretoria de Proteção Territorial (DPT) e ministrada em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O curso aborda o uso de ferramentas de georreferenciamento e geoprocessamento para a proteção territorial.

Segundo Marco Aurelio Tosta, coordenador-geral de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, tecnologias como o Sensoriamento Remoto (SR) e os SIG são cada vez mais incorporadas nas metodologias de trabalho da Funai. "Essas tecnologias subsidiam a tomada de decisão administrativa voltada à proteção e promoção de direitos dos povos indígenas isolados e de recente contato", destacou. Ele ainda ressaltou a relevância da iniciativa e a necessidade de formação continuada para as equipes da Funai sobre o tema.

O curso conta com apoio logístico do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para o deslocamento dos participantes e terá continuidade. A intenção é promover outras formações ao longo de 2026, garantindo o aperfeiçoamento constante das equipes que atuam com a política indigenista de proteção e promoção de direitos dos povos indígenas isolados e de recente contato.

Fortalecimento institucional

A formação das equipes que atuam com os povos indígenas isolados e de recente contato está alinhada com as metas do Governo Federal e atende às determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Ação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 991. Entre outras medidas, a decisão determinou a formação continuada de servidores para o uso de novas tecnologias no aprimoramento dos procedimentos administrativos para qualificação dos registros de povos indígenas isolados.

A ADPF 991, ajuizada em 2022 pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), resultou em decisões judiciais que consolidam o papel da Funai e dos demais entes federativos na promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas. A decisão do STF fortaleceu a atuação institucional da Funai ao determinar que o Estado brasileiro garanta as condições orçamentárias e de pessoal capacitado, necessárias à execução do trabalho indigenista voltado aos povos indígenas isolados e de recente contato.

A formação em SIG está vinculada à entrega no 1893 do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que integra o Programa 1617, sobre Demarcação e Gestão dos Territórios Indígenas. A entrega 1893 consiste na realização de um trabalho sistematizado - com visitas de campo e expedições - voltado à qualificação dos registros de presença de povos indígenas isolados com o objetivo de aprimorar a base de dados da Funai.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-realiza-curso-de-formacao-para-aprimorar-a-atuacao-indigenista-com-povos-indigenas-isolados-e-de-recente-contato
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source