De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Garimpeiros fogem de área dois dias após confronto com PF em MT

30/09/2025

Fonte: Folha Max - https://www.folhamax.com/



Garimpeiros fogem de área dois dias após confronto com PF em MT

Um grupo de garimpeiros foi visto fugindo da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, na madrugada desta terça-feira (30) após dois dias de confronto com a Polícia Federal e outras forças de segurança que atuam na região. As imagens foram obtidas com exclusividade pela TV Centro América.

O território se tornou um dos mais devastados do país e impactado pela exploração ilegal de ouro. Durante dois dias em campo, equipes da PF e outras forças de segurança entraram em confronto com garimpeiros. Dois suspeitos ficaram feridos, um em cada dia, sendo um homem e uma mulher. Nenhum policial ficou ferido.

Na quinta-feira (25), agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que participam da operação, entraram em confronto com criminosos que têm ligação com Comando Vermelho. O local é chamado pelos suspeitos de Garimpo do 14, segundo os agentes. Há um ano, no mesmo lugar, outra equipe havia entrado em confronto com criminosos, e cinco morreram no local.

Nas buscas no território, os policiais e agentes encontraram túneis onde os criminosos se escondiam. No local, foi encontrado uma espécie de bunker recheado de cervejas e armamentos.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Xapiri, deflagrada para combater o garimpo ilegal e efetuar a desintrusão de invasores, em andamento na Terra Indígena Sararé desde 1o de agosto de 2025. Durante os últimos dois dias, a PF destruiu motores, geradores de energia, estruturas de apoio e túneis subterrâneos utilizados na extração ilegal. As equipes também apreenderam armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, minério de ouro e mercúrio.

A operação coordenada pelo Ibama em parceria com Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Força Nacional, Gefron, Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso e Goiás cumpre uma determinação da Justiça Federal para expulsar os garimpeiros ilegais numa ação chamada de desintrusão, que não tem prazo para encerrar.

https://www.folhamax.com/policia/garimpeiros-fogem-de-area-dois-dias-apos-confronto-com-pf-em-mt/514866
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.